O fisioterapeuta da Santa Casa, Fábio Luís Ferrari, dá dicas para melhorar a postura e, assim, evitar futuros problemas
Da redação
O ato de abaixar a cabeça para verificar o smartphone e tablet (ou por qualquer outro motivo) durante longos períodos ou várias vezes ao dia pode ser um problema. Fazer isso causa tamanha pressão sobre a coluna cervical que pode levar a danos irreversíveis.
De acordo com o fisioterapeuta da Santa Casa, Fábio Luís Ferrari, “enquanto é praticamente impossível evitar as tecnologias que causam esse problema, as pessoas deveriam fazer um esforço para olhar seus celulares com uma cervical neutra e evitar gastar horas de uma maneira torta”, disse.
Ultimamente, muitas crianças e jovens utilizam aparelhos eletrônicos como smartphone e tablet, pensando nisso, o fisioterapeuta faz uma recomendação. “Em crianças e jovens o problema pode se agravar ainda mais, pois, devido a idade, com as estruturas musculares e articulares ainda imaturas, podem vir a desenvolver precocemente alguns tipos de problemas posturais e acometer as estruturas dos punhos e mãos”, disse.
O profissional dá uma dica para as pessoas que estejam preocupadas com a postura. “As pesquisas recomendam apenas uma mudança de postura. Você poderá, por exemplo, ficar com o smartphone ou tablet na altura dos olhos para evitar prejudicar a sua coluna apenas para conferir aquela mensagem no celular”, disse.
Segundo uma pesquisa americana, dependendo do grau de inclinação da cabeça, uma pessoa pode exercer sobre sua cervical 27,2 kg de peso, o que pode ser extremamente nocivo. Por causa do peso da cabeça, de 6 kg na média para adultos, quanto maior a inclinação, maior a pressão. Em postura ereta, a pressão sobre a coluna cervical é de entre 4,5 kg e 5,5 kg.