Ainda na entrevista concedida ao programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, o dirigente regional de ensino, José Aparecido Duran Netto, comentou a respeito da reorganização escolar
Da Redação
Ainda na entrevista concedida ao programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, o dirigente regional de ensino, José Aparecido Duran Netto, comentou a respeito da reorganização escolar. De acordo com ele, a mudança é positiva e conta não apenas com o seu apoio, como também com o apoio de toda a população, porque foi comprovado que os índices das escolas reorganizadas em ciclo único têm tido resultados no mínimo 10% melhores do que as não reorganizadas.
Em Votuporanga, ele comentou que foi trabalhado para que a reorganização atendesse aos planos pedagógicos do município. “Fizemos reunião e um planejamento após o que nos foi passado em São Paulo, a respeito das mudanças. Nós sentamos para discutir o que seria melhor para a cidade e que nenhuma escola fosse fechada”, disse.
Mesmo tomando cuido para a realização da mudança em cada escola, Duran conta que tinha algumas regras a ser cumpridas. “Nós tivemos uma norma para cumprir, que foi estabelecer uma distância 1,5 km de uma escola para outra. Lá na Zona Norte, nas escolas Enny Tereza Longo Fracaro e Juraci Limpa Lupo, que estão a 700 metros de distância uma da outra, fizemos a reorganização”, disse.
Com respeito à área central, onde se encontram as escolas Cícero Barbosa Limpa Júnior, Dr. José Manoel Lobo e Uzenir Coelho Zeitune, apenas duas entraram na reorganização. “A Uzenir acabou não entrando na reorganização e nem cogitamos colocá-la, porque ela tem três características, ela é de ensino fundamental integral, onde o aluno fica na escola das 7h às 15h. E também tem a questão dos alunos em convênio com o Instituto Federal, eles fazem curso técnico em conjunto com a escola. Atualmente, existem três cursos e sete turmas”, disse.
A terceira e última característica apontada pelo dirigente, foi a respeito do transporte. “Nós temos também a questão do transporte da região do Jardim Carobeiras, Boa Vista II, Noroeste, Monte Verde, enfim, os alunos que têm o convênio com a Prefeitura e são transportados exclusivamente para a escola Uzenir, então, diante disso, não pudemos fazer nenhuma mudança no local”, disse.
Com respeito ao projeto educação de jovens e adultos, que acontece na escola Manoel Lobo, não haverá nenhuma mudança. “As salas de recurso para deficientes auditivos, intelectuais, enfim, elas também vão permanecer lá, não haverá nenhuma mudança”, disse.
Sobre a mudança, Duran é claro e afirma que aprova. “Não só eu aprovo como toda população também aprova. Porque nós tivemos uma reorganização em 1976/77, quando foi constituída a rede física, onde as crianças nasciam e eram matriculadas na escola do bairro. Depois, 1995, nós tivemos uma grande reorganização onde separou esses ciclos. Aqui em Votuporanga a maioria das nossas escolas ficou separada e, logo em seguida, aconteceu a municipalização em 2004. Hoje estamos continuando esse processo, porque, diante dos resultados de avaliaçãos, os índices das escolas reorganizadas em ciclo único são, no mínimo, 10% melhores que as outras”, disse.