Cadastro pode ser feito até o dia 25 na Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança; capacitação será em dezembro
Da redação
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga prorrogou as inscrições para o curso gratuito de mototáxi. O prazo se encerraria nesta quinta-feira (12/11), mas devido à baixa procura, a pasta expandiu para até o dia 25.
A capacitação também mudou de data e será realizada nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Sest/Senat de São José do Rio Preto. O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali, ressalta que aqueles profissionais que já fizeram as inscrições, não precisam refazer o cadastro. “Eles já têm a vaga garantida, aumentamos o prazo para que mais mototaxistas possam participar da qualificação que é obrigatória”, disse.
As inscrições devem ser feitas na Secretaria, localizada na Rua Minas Gerais, 3612. Para efetivar o cadastro, os critérios são: ter completado 21 anos; estar habilitado no mínimo, há dois anos na categoria A e ter CNH do estado de São Paulo; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos e não ter a observação de “vedada a atividade remunerada” na carteira de motorista.
Os documentos necessários são: cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ampliada em 30% da original em papel A4; uma foto 2x2 colorida e recente; comprovante de endereço original (conta de luz ou telefone); prontuário da CNH Original para fins de direito e certidão negativa de distribuição criminal, que deve ser solicitada no Fórum. A validade dos documentos deve ser de 90 dias, contando da data de emissão até o início do curso. Para o prontuário da carteira de habilitação, o motorista deve solicitar junto ao Poupatempo ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Casali ressaltou que o objetivo é garantir mais segurança para a população. “A capacitação envolve itens de segurança, primeiros socorros, mais qualidade no serviço. É muito importante que os usuários que pedem mototáxi, que peçam a carteirinha de conclusão do curso do profissional. A qualificação é obrigatória para o exercício de mototaxista e iremos intensificar a fiscalização”, concluiu.