A proposta é que parte do ICMS que retorna do Governo do Estado vá para a reconstrução da vicinal
Da Redação
Na manhã de ontem aconteceu mais uma manifestação com cerca de 80 pessoas, entre produtores rurais e usuários da vicinal “Adriano Pedro Assi” - conhecida Estrada do 27. O motivo da paralisação foi conscientizar as autoridades do Estado a respeito da infraestrutura do local, que está totalmente depredada. A manifestação aconteceu na divisa da linha férrea entre Votuporanga e Sebastianópolis do Sul.
De acordo com o vereador Osvaldo Carvalho, foram mais de 2 horas de manifestação, que contou com o apoio de todos os que passaram pelo local. “Tomamos uma decisão que foi unanime, acredito que deveria ter uma parceria entre o governo estadual, a usina Noble e a Prefeitura para melhorar as condições dessa vicinal”, disse.
O vereador ressaltou que o terminal de açúcar da usina Noble é a maior fonte de ICMS para o município. “O ICMS da usina passado para o governo do estado é muito grande, uma parte disso retorna para o município e é usado de diversas formas, então a proposta é que o governo abra mão desse ICMS, não precisa ser tudo, pode ser apenas uma fatia, para que isso seja usado especificadamente na reconstrução da vicinal”, disse.
Ele ainda comentou que a Prefeitura não tem condições de cuidar dessa obra sozinha. “Claro que a responsabilidade é do município, mas não podemos arcar com uma obra tão grande como essa, já que esse local foi construído para passagem de veículos leves e não para pesados. A usina tem investido em Sebastianópolis, fazendo seus repasses e aqui não recebemos nada. A Prefeitura tem jogado dinheiro fora fazendo “remendos” pela pista. Além disso, muitos acidentes de trânsito já foram registrados”.
Após essa manifestação, o vereador disse que todos os dados necessários serão recolhidos e protocolados no Ministério Público. “Vamos mais uma vez fazer esse protocolo, fizemos uma vez e o Ministério Público disse que ia acontecer uma intervenção, mas nada foi feito. Então, vamos fazer um novo protocolo para que essa reconstrução seja feita de uma vez por todas, para que os acidentes e prejuízos aos usuários parem de acontecer”, finalizou.