Afirmação é do dirigente regional de ensino, durante entrevista para o programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, ontem
José Aparecido Duran Netto
Da Redação
A redução da quantidade de alunos nas escolas da rede estadual em Votuporanga foi um dos principais assuntos abordados pelo dirigente regional de ensino, José Aparecido Duran Netto, ontem, no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade.
Questionado se Votuporanga teria escolas demais, o dirigente afirmou que não. “Não, eu não acho que hoje temos escolas demais, mas temos crianças de menos”, disse. Durante o período em que foi secretário da Educação da Prefeitura de Votuporanga, em um período de oito anos, de 2001 a 2008, Duran transferia para o 6º ano, que é de responsabilidade do estado, cerca de 1.400 alunos. Atualmente, para se ter uma ideia, o número caiu pela metade.
“Este ano, nós recebemos do município 780 alunos. Já para o ano que vem, vamos receber, para ser exato, 727 alunos, ou seja, 50 alunos a menos que esse ano, o que dá a diminuição de duas turmas”, disse.
Duran ainda disse que foi exatamente esse trabalho realizado na cidade durante a reorganização, o cuidado para não fechar as escolas. “Com esses dados é possível perceber a quantidade de salas ociosas que temos nas escolas, mas o fechamento não vai acontecer em nenhuma”, disse.
O dirigente ainda comentou a respeito do ensino na parte da noite, que, para o ano que vem, apenas três escolas continuarão com ele, Esmeralda Sanches da Rocha, Dr. José Manoel Lobo e Enny Tereza Longo Fracaro. “O Ministério Público exige que quem estuda à noite tem que ter carteira de trabalho assinada, sendo regular ou menor aprendiz. E esse número é baixíssimo na cidade. Então, esse é o grande problema que temos no noturno, na escola Manoel Lobo, por exemplo, a sala do primeiro ano do ensino médio tinha apenas seis alunos”, finalizou.