Da Redação
A Diretoria de Ensino de Votuporanga organizou ontem o “Dia E” em todas as escolas estaduais do município. Foi um dia todo dedicado para tirar dúvidas sobre as mudanças ocasionadas pela reorganização das instituições. A proposta deste dia foi idealizada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Mesmo dada como encerrada a discussão sobre as reorganizações pelo secretário estadual, Herman Voorwald, muitos pais continuam insatisfeitos com as mudanças, que serão realizadas a partir do ano que vem. De acordo com uma das mães que estiveram na reunião da escola Cícero Barbosa Lima Júnior, Jucimeire Ferreira de Melo, “eles estão mexendo em coisas desnecessárias, estão preocupados com distância, em fechar escolas, isso não é importante, o mais importante é o ensino e a infraestrutura das instituições, sem contar alguns professores que ficarão desempregados”, desabafou.
Alguns alunos também estiveram presentes durante as reuniões, Rullian Durante, por exemplo, complementa dizendo que não concorda com as mudanças. “A minha opinião é semelhante com a opinião dos demais alunos, ninguém é a favor disso que está acontecendo, o ensino do Cícero é um dos melhores da cidade, pra que tirar as pessoas das escolas e colocar em outras? Ninguém quer isso”, disse.
Para outra mãe de aluno, Célia Regina Magossi, o que vai dificultar é a distância. “Minha filha sempre estudou no Cícero, porque moro ao lado da escola praticamente, ano que vem ela vai começar o ensino médio e vai ter que mudar para o Manoel Lobo. Em questão de ensino eu não sei o que é melhor, mas em questão de distância, para mim, não melhorou nada”, comentou.
Durante o encontro, os pais ou responsáveis também puderam manifestar interesse em matricular seus filhos em outra escola diferente daquela em que a vaga está confirmada, receberam orientações sobre a realização do Saresp, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro, e realizaram o recadastramento de endereço dos alunos.
Em Votuporanga, com essa reestruturação, apenas as escolas estaduais Cícero Barbosa Lima Júnior (só ensino fundamental), Enny Tereza Longo Fracaro (só médio), José Manoel Lobo (só ensino médio) e Juraci Lima Lupo (só ensino fundamental), vão se tornar unidades de ciclo único.