Casali explicou que a cidade que não tiver este plano pronto até abril de 2016 não obterá recursos federais para este fim
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Foi firmado com contrato entre a Prefeitura de Votuporanga e a empresa Telefônica para que seja realizado no município um mapeamento que dará informações ao Plano de Mobilidade Urbana.
“Com este mapeamento, será possível obter, inclusive com informações de sexo e idade, o deslocamento de pessoas no ponto de origem/ destino, o que vai nos passar uma situação de mobilidade urbana da cidade. Será uma ferramenta importante para a construção do Plano de Mobilidade Urbana”, explicou o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali.
O Plano de Mobilidade Urbana será feito pala Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, porém estes dados e o documento prontos também serão usados para o Plano Diretor.
Casali explicou que a cidade que não tiver este plano pronto até abril de 2016 não obterá recursos federais para este fim (mobilidade), prejudicando futuros projetos.
“Com os dados obtidos neste trabalho, daremos prosseguimento para a conclusão do mesmo. É bom salientar que é um método avançado de obter as informações necessárias com total exatidão das mesmas. Este sistema substitui àquele antigo onde, manualmente, se fazia a contagem de pessoas e seu deslocamento”, destacou Casali.
Sobre mobilidade urbana
A mobilidade urbana é um tema amplo, que vai além do debate sobre transporte urbano e abrange questões de desenvolvimento urbano, como o uso e a ocupação do solo. A saúde e a qualidade de vida das pessoas estão intimamente ligadas às suas condições de locomoção cotidiana. Por isso a importância de se buscar modelos de cidades sustentáveis. A melhoria da mobilidade nas cidades é um enorme desafio aos governantes e uma reivindicação da sociedade.