De acordo com Isabela, o seminário foi de extrema importância, pois gerou ainda mais experiência para a sua profissão
Da Redação
A musicoterapeutra de Votuporanga Isabela Guerche participou, dos dias 30 de outubro a 2 de novembro, do XV Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia e do I Seminário Estadual de Musicoterapia, no Rio de Janeiro. Durante o evento, ela teve a oportunidade de apresentar um trabalho de sua autoria denominado “Linguagem e socialização: o trabalho musicoterapêutico em pessoas com afasia”.
De acordo com Isabela, o encontro foi de extrema importância, pois gerou ainda mais experiência. “Eu pude ficar a par de tudo que há de novo na profissão, porque tive a oportunidade de conversar com musicoterapeutas de todo o Brasil. Como atualmente sou a única profissional de musicoterapia no município, acredito que foi importante para enriquecer ainda mais o trabalho que desenvolvo por aqui”, disse.
Sobre a musicoterapia
A musicoterapia é uma terapia que atua na prevenção e no tratamento de problemas emocionais, físicos e sociais, buscando uma melhor qualidade de vida para a pessoa e, consequentemente, sua família.
O tratamento utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), trabalhando com atividades sonoro-musicais, como por exemplo, recriação de canções, improvisação musical, audição musical, jogos rítmicos e melódicos, composição, exploração instrumental, sonoplastia, entre outros.
As atividades trabalhadas durante a terapia possuem um objetivo, ou seja, são propostas ou direcionadas pelo musicoterapeuta, de forma a buscar as transformações almejadas. A musicoterapia é um tratamento diferenciado pela ludicidade (momentos que geram prazer, descontração, leveza), já que a música faz parte do ser humano, estimulando emoções, sentimentos, reações, conexões cerebrais, o que torna um processo facilitador para alcançar os objetivos terapêuticos.