O provedor explicou que as emendas vieram por meio de um trabalho da ex-residente do hospital, Jéssica Sales, formada em Medicina e que atualmente é deputada federal pelo estado do Acre
Jéssica Sales
Leidiane Sabino
Com a colaboração de uma ex-residente de Medicina, a Santa Casa de Votuporanga conseguiu a liberação de emendas para a aquisição de equipamentos, são recursos que não podem ser usados para o pagamento de salários nem para a manutenção dos serviços oferecidos pela instituição.
“Neste ano, tivemos uma surpresa muito grande com relação às emendas parlamentares, que servem para a compra de equipamentos médico-hospitalares, são as vêm com a descrição do deve ser comprado, não serve para folha de pagamento nem para 13°. É feito um plano de trabalho, onde colocamos no projeto o que o hospital precisa em equipamento e espera a liberação”, explicou o provedor Luiz Fernando Góes Liévana – Torrinha, em entrevista ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade.
Torrinha destacou que é preciso ter responsabilidade com a aquisição destes equipamentos. “Você, às vezes, compra algo, mas depois precisa manter o seu funcionamento. A gente vai comprando as coisas de acordo com a necessidade do hospital e, depois, vai vendo como encaixar isso dentro do custeio”.
O provedor explicou que as emendas vieram por meio de um trabalho da ex-residente do hospital, Jéssica Sales, formada em Medicina e que atualmente é deputada federal pelo estado do Acre. “Ela veio fazer a residência em ginecologia em Votuporanga e se apaixonou pelo hospital. O pai dela é prefeito de uma cidade perto de Rio Branco, chamada Cruzeiro, e conseguiu eleger a filha deputada federal. Ela teve que sair de Votuporanga e ir para Brasília, onde tem também atendido aos pedidos de nossa cidade, de vez em quando ela vem dar plantão aqui também”.
Torrinha destacou que a deputada disse que nunca viu no Brasil uma Santa Casa que atende 70% SUS como a de Votuporanga. “Por isso, ela teve uma paixão muito grande por nosso hospital. A família dela tem amizade com o ministro da Saúde. Ela falou do nosso hospital a ele, que ficou muito empolgado e acelerou a liberação das emendas de 2014, que estavam paradas”.
O provedor destacou que nunca viu uma liberação de recursos tão rápida. “Dentro de oito anos de hospital, eu tinha a notícia da liberação de uma emenda por ano, agora, em 10 dias, foram liberadas 10 emendas, ficou faltando uma para reforma, dos deputados João Dado e Edinho Araujo, apenas, que também está sendo liberada, a qualquer momento sai, essa é de R$1 milhão”.
Somando as 10 emendas liberadas, a Santa Casa deve receber cerca de R$3 milhões para a aquisição de equipamento hospitalar.