Ação promovida ontem pela Secretaria de Saúde contou com a participação da PM, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Trânsito
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate constante ao mosquito Aedes Aegypti, o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) da Secretaria de Saúde promoveu na manhã de ontem uma carreata Contra a Dengue, pelas principais ruas da cidade.
A ação contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança.
A carreata saiu da sede da Secretaria de Saúde e percorreu a cidade chamando a atenção da população para necessidade de cada um fazer a sua parte.
As ações de conscientização da população e combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus continuam no município.
O Secez realiza trabalhos de prevenção e combate a dengue, agentes de endemias visitam as residências, fazendo bloqueios contra o mosquito. De acordo com a educadora em saúde, Ana Carolina Ribeiro, as atividades de mobilização e de conscientização da comunidade são contínuas. “A Secretaria de Saúde coordena projetos de educação ambiental e promove ações para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, mas sem a ajuda dos moradores, todo o esforço será em vão. É obrigação de cada família cuidar do seu quintal”.
A melhor forma de se evitar o Aedes Aegypti é combater os focos que acumulam água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Por isso, é importante:
- Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogar lixo em terrenos baldios.
- Guardar garrafas de vidro ou plástico, manter sempre a boca para baixo.
- Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- Lavar os vasos de plantas aquáticas com água e sabão, toda semana.