Trabalho em conjunto facilita vistoria em veículos e entendimento entre os dois órgãos; parceria é realizada desde outubro
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de
Votuporanga fez uma
parceria com o Detran e, desde o mês de outubro, as vistorias dos veículos do transporte escolar acontecem no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança. Agora, os dois órgãos desenvolvem trabalho em conjunto, o que garante decisões iguais e acaba com os questionamentos dos donos de vans, que alegavam ficar confusos por receberem determinações diferentes.
O pátio da Secretaria foi cedido para que o trabalho possa ser desenvolvido concomitantemente. O Detran faz a fiscalização e o responsável pelo setor da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança acompanha. Portanto, são emitidos relatórios iguais. “E, principalmente, porque o Detran não tem local apropriado para estas vistorias realizando-as ante na rua”, disse o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali.
Casali explicou que estava havendo situações onde o fiscalizado questionava a vistoria de um órgão em comparação com o outro. “Agora, os dois trabalham juntos, inclusive para a orientação de itens”.
As vistorias são realizadas exclusivamente seguindo a Portaria do Detran nº1310, que inclusive considera transporte de alto risco.
Em agosto deste ano, quando realizava fiscalizações aos veículos do transporte escolar, a Secretaria Municipal de Trânsito enfrentou um problema. Os donos dos veículos alegavam que, enquanto o Detran tinha uma determinação com relação às exigências, a Prefeitura pedia condições diferentes dos veículos. Por esse motivo, Casali suspendeu temporariamente as blitz para conversar com os motoristas e encontrar soluções.
Uma das providências para solucionar a questão foi o trabalho em conjunto com o Detran. Outras medidas foram elaboradas em conjunto com os motoristas e serão apreciadas na Câmara pelos vereadores.
A Lei do transporte escolar é Federal, portanto, Casali disse que o Detran, Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança e a Polícia Militar seguem estas determinações, cumprindo-as rigorosamente.
Atualmente, o município tem cerca de 30 vans cadastradas para conduzir alunos até as escolas e as blitz já foram retomadas, seguindo as determinações da Lei Federal para garantir a segurança dos estudantes.