Pasta de Trânsito, Transporte e Segurança fará campanha para orientar os motoristas sobre estacionar em local proibido
Estacionar irregularmente o veículo em vagas destinadas a pessoas com deficiência física. Situação que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança quer acabar na cidade. A pasta busca a conscientização dos motoristas para que a legislação seja cumprida.
O secretário Antônio Alberto Casali explicou que a lei exige que 3% da quantidade total das vagas sejam destinadas para portadores de deficiência física. Votuporanga possui um percentual ainda maior. “Somente na área central temos 30 vagas. Em contrapartida, notamos que o número de cartões emitidos para portadores de deficiência cresce a cada ano. Em 2014, foram 10 e até o fim de outubro, foram 125”, disse.
Casali ressaltou que fará uma campanha de conscientização em parceria com o Centro Social de Votuporanga. “Aquele motorista que desrespeitar a lei comete uma infração leve, com três pontos na carteira e R$ 53 de multa. Além disso, pode guinchar o carro. Queremos orientar os condutores para que estejam cientes, uma vez que as fiscalizações serão intensificadas”, complementou.
Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (10/11) com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Dirceu Camargo; Cidinha Madrid, do Setor de Proteção às pessoas com deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Lucas Martins Mira, presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência e membro da diretoria do Idav (Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga).
Os cartões para portadores de deficiência física devem ser retirados na Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança com apresentação de laudo médico e tem validade de quatro anos.