Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O possível fechamento de cursos do CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) para o ano de 2016 continua gerando debate. O vereador Jurandir Benedito da Silva, Jura, diz que tem recebido ofícios assinados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, destinados a representantes de entidades do município. O documento seria uma notificação do cancelamento dos cursos a partir de 2016. Já a Prefeitura, diz que haverá uma reestruturação, mas as atividades serão mantidas.
Diante do desencontro de informações, Jura, com o apoio dos outros vereadores, convidou o prefeito Junior Marão e o secretário Diogo para uma reunião amanhã, às 17h, na Câmara Municipal, para pedir a continuidade dos projetos.
De acordo com o vereador Jura, uma empresa contratada pela Prefeitura/CTMO ministra cursos de bordado à máquina; confecção de blusas e corte e costura; peças íntimas e corte e costura; bordado a mão; crochê; matemática preparatória; pintura em tecido; eletricidade; e patchwork.
“O secretário Diogo oficiou as entidades, informando o fim do convênio. Tenho defendido há várias semanas a continuidade destes cursos”, falou Jura.
O vereador apontou que os cursos têm sido fundamentais a muitas mulheres, especialmente as viúvas e depressivas. “É impressionante o resultado deste trabalho. A interação com outras pessoas melhora a qualidade de vida das pessoas. Sem contar que tem algumas pessoas que já fizeram os cursos e que conseguiram aumentar a renda familiar com os trabalhos que aprendeu a desenvolver”, ressaltou Jura.
Segundo o vereador, com o custo aproximado de R$600 mil e com os benefícios que trazem, os cursos não trazem prejuízos ao município.
Prefeitura nega fechamento de cursos
A Prefeitura de Votuporanga informou que não haverá corte nos cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento de Mão de Obra “Altino Regiani”.
De acordo com a Administração Municipal, a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) não tipifica cursos na atuação da Secretaria de Assistência Social. Cumprindo a lei, a Prefeitura transferiu as qualificações para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Por conta disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico elaborou um estudo e, além da manutenção da grade de capacitações, a oferta de novos cursos será maior, através de uma parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está à disposição para esclarecimentos por meio do telefone 3405-9713.
Ofício
O documento encaminhado por Diogo às entidades, a partir de setembro deste ano, dizia que, devido a crise econômica, o CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) não oferecerá cursos em 2016. Na época, em nota, a Prefeitura disse que os cursos seguem no ano que vem.