Município foi contemplado com usina, que se chamará Brisas Suaves e será instalada em área em torno de 17 hectares
Votuporanga conquistou uma usina de energia solar nesta sexta-feira, dia 13. Um leilão destinado à contratação de energia elétrica de novos empreendimentos, de fonte solar fotovoltaica e eólica, foi realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Votuporanga foi a única cidade do Estado de São Paulo contemplada pelo leilão.
O vice-prefeito, Waldecy Bortoloti, e o secretário da Cidade, Marcelino Poli, acompanharam o certame na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Além de Bortoloti e Poli, lideranças locais estavam presentes.
A usina de energia solar se chamará Brisas Suaves e ocupará área em torno de 17 hectares. Sua capacidade será de cinco MWh (megawatt-hora). O grupo de investidores espanhóis da empresa Solatio Energia é quem viabiliza a conquista para Votuporanga.
A previsão é que a construção da usina tenha início no segundo semestre. De acordo com o certame da Aneel, Brisas Suaves deve começar a operar em agosto de 2018. Entretanto, o intuito da empresa Solatio é que entre em funcionamento no final de 2016.
O prefeito Junior Marão, desde o instante que foi apresentado ao grupo de espanhóis, se prontificou a prestar assessoria para a conquista da usina. No programa de rádio Conversa de Rádio desta semana, Marão demonstrou seu entusiasmo com relação ao leilão. “Desde o meu primeiro mandato, sempre acreditei no potencial da energia solar e apoiei integralmente os empreendimentos dos espanhóis da Solatio, que me foram apresentados pelo Divaldinho. Votuporanga será uma das contempladas com este projeto tão importante de geração limpa de energia, através das placas solares”, concluiu o prefeito.