Presidente Motta disse que 60% dos comerciários são mulheres, o que quer dizer que Lia representa quase 2 milhões de trabalhadoras
A presidente do Sincomerciários de Votuporanga, Lia Marques, foi agraciada na última terça-feira, dia 1º de dezembro, com a “Medalha Ruth Cardoso”, premiação outorgada pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, destinada à personalidades que se destacam desenvolvendo trabalhos relevantes em defesa dos direitos da mulher. Lia, que também ocupa a vice-presidência da Fecomerciários, dividiu a emoção com Ana Rita Souza (Defensoria Pública do Estado); Débora Bittencourt (psicóloga) e Isabel Espósito (médica), igualmente condecoradas.
O evento correu no Auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa de São Paulo, sob a coordenação da presidente do Conselho, delegada Rosemary Correa. Na oportunidade, Lia e as outras premiadas foram prestigiadas por parte das 32 atuais conselheiras do órgão, pela deputada estadual Maria Lúcia Amary (presidente em exercício da Assembleia), pelos deputados estaduais, Carlão Pignatari e Campos Machado, pelo vereador e comerciário de Votuporanga, Edilson do Santa Cruz e pelo presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta.
A entrega renova, anualmente, o quadro do Conselho da Medalha no período de comemorações dos “16 Dias de Ativismo – Pelo fim da violência contra a mulher”. Campanha bastante elogiada pelas autoridades que usaram a palavra durante a cerimônia.
A votuporanguense Lia Marques esteve na oportunidade acompanhada de seu marido Peterson Marques, sua filha Beatriz e pela funcionária do Sincomerciários de Votuporanga, Cláudia Gonzales. Em seu discurso cheio de emoção, Lia ressaltou seu orgulho em ser comerciária, sindicalista e mulher. Entre os agradecimentos, lembrou-se de Deus, da família, de seu presidente Motta - pela confiança de sempre, das companheiras do conselho, em nome da presidente, Delegada Rose, e de todas as pessoas que dividem com ela o pesado fardo de lutar contra as desigualdades. Aproveitando a oportunidade, a diretora sindical, primeira mulher a ocupar um dos mais altos cargos da diretoria da Fecomerciários em 75 anos de história, destacou a importância das mulheres tomarem posse de seus devidos lugares: o que elas escolherem. Para concluir, deixou claro que a luta continua e convocou todas a fazerem valer o slogan desses 16 dias de Ativismo: Atitude que faz a diferença: Exija o fim da violência.
O presidente Motta usou a palavra para felicitar Lia e também para associá-la a todas as conquistas relacionadas à igualdade de gêneros encampadas pela Federação. Motta lembrou que 60% dos comerciários são mulheres, o que quer dizer que Lia representa quase 2 milhões de trabalhadoras. Quanto a importância do prêmio, ressaltou que o reflexo deve ser o fortalecimento das lutas. Entre elas, a redução da jornada semanal de trabalho, criação de creches com horário de funcionamento compatível ao horário do comércio e o combate a toda e qualquer forma de assédio, seja sexual ou moral. “Também queremos ver as mulheres na política. Este Conselho reúne ótimas candidatas a prefeitas, vices e vereadoras nas eleições de 2016. Vamos elegê-las.”, concluiu Motta.