Eles estão divididos entre diversos setores; além disso, hospital conta o apoio da APREVO, que promove ações
Desde 1985 a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, para algum tipo de atividade. A Santa Casa de Votuporanga é uma entidade filantrópica e necessita do apoio dessas pessoas.
Divididos entre os diversos setores do hospital, atualmente quase 200 pessoas trabalham efetivamente no dia a dia da entidade. Esses voluntários estão distribuídos nos seguintes setores e atividades: Fraldário, Sala de Brinquedos, Visita Religiosa, Bazar do Bem, Barbeiro/Cabeleiro, Grupo Palhaços de Plantão, Grupo Atos e Palhaços, Acompanhamento de doulas e Pronto Socorro. A instituição conta ainda com a APREVO – Associação de Pacientes Renais de Votuporanga, que promove ações junto à Unidade de Diálise.
Além disso, a entidade possui os 14 diretores, 40 conselheiros e ainda quase 400 irmãos, que também são voluntários. Vale ressaltar que pontualmente, há voluntários para os eventos que a Santa Casa promove, que ajudam na organização e execução, como nos Leilões de Gado, realizados durante o ano em Votuporanga, Cosmorama, Parisi e Américo de Campos, que contaram com quase 200 voluntários. Outra fonte de voluntários são parcerias com alunos do curso de Ciências Contábeis, da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), que ajudam na campanha da Nota Fiscal Paulista.
A coordenadora do Grupo de Humanização e psicóloga da Santa Casa de Votuporanga, Patrícia Angeloni, destaca os benefícios desse trabalho. “O voluntário é diferente do funcionário, pois é alguém que vai doar o próprio tempo. Essa atividade retorna de forma positiva para ele mesmo, deixando-o mais pró-ativo, oferecendo qualidades para trabalho em equipe, mais flexibilidade e desenvolve o lado humano. Ele doa o seu tempo em prol de outras pessoas que necessitam, isso promove o equilíbrio emocional e espiritual.”
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana – Torrinha, enfatiza a contribuição dessas pessoas. “Em nome de toda a diretoria, que também faz um trabalho voluntário, quero parabenizá-los e ressaltar que vocês fazem a diferença à instituição, não apenas nessa data, mas todos os dias.”