Da Redação
Começam no próximo dia 13 as obras de revitalização da Chopplândia. O parque será reformado com uma verba de R$ 300 mil liberada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento. A ordem de serviço foi emitida pela Prefeitura de Valentim Gentil.
De acordo com o prefeito Adilson Segura, os recursos foram conquistados por intermédio da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) e serão empregados nos serviços de reforma e pintura da quadra poliesportiva e vestiários, construção de quiosque na ilha artificial da represa, parte de uma pista de caminhada e instalação de rede de iluminação com sistema antivandalismo.
Também já está à disposição do município e será investida na Chopplândia, uma verba estadual destina pela Casa Civil, com intervenção do deputado federal Fernando Chucre, no valor de R$ 100 mil, para custear a construção de uma piscina 10x25m.
O prefeito planeja aproveitar a piscina para o desenvolvimento de projetos esportivos para crianças e adolescentes do município, como aulas de natação, além de beneficiar os banhistas em geral.
A Chopplândia é um dos principais pontos turísticos de Valentim Gentil. O parque possui duas represas artificiais, área arborizada, quiosques para churrasco, restaurante, quadra poliesportiva, cancha de malha, mini-campo, centro de convivência de uso múltiplo, infraestrutura elétrica, entre outros.
Censo arbóreo
O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Valentim Gentil realizou, entre agosto e setembro, a contagem de árvores localizadas nos quintais de todas as residências da cidade, com a finalidade de elaborar um plano de gestão de arborização urbana.
O censo arbóreo catalogou 2.697 árvores entre pequenas, médias e grandes com cerca de 216m² de projeção de copas. De acordo com o balanço da engenheira ambiental, Patrícia Luccon, o bairro com maior cobertura foi o Conjunto Habitacional Ulisses Guimarães com 406 árvores. As espécies mais encontradas foram a Jacarandá-Carobinha e Ipê.
“Esse item da arborização urbana é um dos critérios aplicados para avaliação do Projeto Município Verde/Azul, explica Patrícia, que ainda destaca: “com relação ao Índice de Projeção de Copa no Perímetro Urbano, Valentim possui exatamente 98,44m2/hab”, pouco menos do que determina a diretiva do projeto que é de 100m²/hab”.
Os dados do censo serão catalogados num software com informações que ficarão disponíveis para nortear atividades de reflorestamento. Com isso, o Departamento irá propor ações de plantios de forma ordenada, a fim de suprir a falta de árvores em alguns bairros e colaborar com o conforto térmico e o meio ambiente.
Leia na íntegra a versão online