Com o apoio do deputado federal João Dado (SDD/SP), a cidade de Jales, no interior de São Paulo, vai receber o programa Cidades Digitais, do Governo Federal. O programa prevê a modernização da gestão e do acesso aos serviços públicos, além de levar pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. O edital com o resultado foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14).
Para o deputado João Dado, com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos será possível modernizar a gestão da cidade. “Além de agilizar vários serviços prestados pelo município, o programa permitirá àqueles que não possuem internet em casa acessar os vários conteúdos da internet, como sites de notícias, bibliotecas, órgãos públicos, entre outros”, explica.
O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto do programa. Na ocasião, 80 municípios foram contemplados.
Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013. Nesta segunda etapa, puderam se inscrever cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 quilômetros do backbone (rede principal) da Telebrás ou que tenham compromisso firmado com operadoras privadas para conexão à internet.