Osmair Ferrari na disputa pela sua sétima reeleição dispensa o dinheiro do Fundão Eleitoral. “É “legal”, mas é “imoral”. (Foto: Assessoria)
Pesquisas,
As tão esperadas pesquisas de intenção de votos só vêm sendo discutidas em grupos fechados. Oficialmente, nenhuma amostragem foi divulgada até agora e não há nenhum movimento nesse sentido. Nas rodas políticas, discutem-se números de pesquisas encomendadas para uso de grupos, para consumo próprio.
Credibilidade,
Experiência de campanhas eleitorais passadas demonstram que essas pesquisas encomendadas por grupos reservados nem sempre tem surtido o efeito desejado. Exemplo disso, deu-se na eleição passada, um determinado candidato a prefeito comemorou o resultado de uma pesquisa encomendada pelo seu partido às vésperas das eleições. Todavia, as urnas revelaram um resultado muito adverso ao da pesquisa.
Alerta,
Por outro lado, surgiram tantos institutos de pesquisas que se tornou difícil de comprovar a eficiência do trabalho. Hoje tem empresas de pesquisas para todo gosto e o que se tem constatado é que o contratante sempre fica feliz com o resultado que lhe chega as mãos. Contudo, recomenda-se cautela. Antes de pesquisar a intenção de votos é bom “pesquisar” a credibilidade do instituto que vai realizar a pesquisa.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.