Em todo o Brasil, há milhões de cães abandonados. Apesar de existirem muitos abrigos, que ajudam e cuidam desses animais, o problema ainda é grande, muitos não tem a estrutura adequada, faltando lugar e comida, e quando isso acontece, muitos cães são sacrificados. Além de faltar espaço e pessoas que possam adotar, há cidades sem essas importantes ONG’s que os ajudam, aumentando assim, o número de animais na rua, passando fome, frio, sendo maltratados por pessoas sem coração e muitos morrem atropelados.
Soluções já foram colocadas em prática, como feiras de adoções, vacinas para não procriar, sem custo algum, que este é um dos métodos mais importantes, para quem não tem condições de cuidar de muitos. O que acontece, é que as pessoas não se importam com isso, esquecem que não só os cães, mas sim todos os animais, têm um coração pulsando dentro do peito, têm sentimentos, sentem fome, frio, dor.
Os maus tratos aos animais são ocultos da mídia, não vemos notícias sobre o assunto, por isso não é possível enxergar a realidade deles, que aliás, são terríveis. Existem sim, donos perfeitos, que cuidam como se fossem filhos, mas existem aqueles que maltratam sem motivo, sem dó, como se fosse um brinquedo.
Para mim, isso é crime, é a mesma coisa que matar uma pessoa sem motivo algum. Mas às vezes, as pessoas sabem como se defender, os animais não. Não sabem pedir ajuda, não sabem pedir dinheiro, não sabem dizer o que sentem. E isso é uma covardia tão grande e absurda, que eu não consigo ficar de braços cruzados. Os números de acontecimentos assim, só aumentam a cada dia que passa.
Pense, repense, ajude!
Aline Ruiz, estudante de Jornalismo (Unifev), 2º período