Novamente estou aqui para falar dos motoristas que circulam por Votuporanga, não só dos votuporanguenses e sim da região também. Não dá para acreditar o nível dos motoristas que temos em Votuporanga, será que estão sendo bem orientados na hora de tirar a sua habilitação? Os erros são frequentes e quase todos repetitivos em todos os aspectos. A falta de atenção a sinalização.
Com a reforma na Rua Amazonas a sinalização também foi invertida, deixando ela de ser preferencial aos que trafegam lá. Será que todos prestaram atenção nessa mudança? Ou simplesmente olham os coqueiros que por sinal está ficando lindo, muito tendo que dar o braço a torcer pela decoração, mas voltando ao trânsito, você percebeu que isso mudou?
As sinalizações são provisórias, mas temos que prestar mais atenção ao nosso redor, não dirigir com o celular na orelha como vi muitos fazendo e o pior desrespeitando a sinalização também! Cadê o respeito pelo próximo? Mais do que isso cadê o respeito pela vida? Que por muitas vezes é colocada em risco por esses pequenos descuidos.
Vamos andar mais consciente pessoal, lembrando que tem outras pessoas envolvidas na situação. Confesso que não sou um exemplo, pois não tenho muita paciência em esperar aqueles que gostam de desfilar com o carro por onde passa! Mas quanto às sinalizações sou muito bem educado, até porque em São Paulo devemos ter a atenção redobrada para dirigir, costumo falar de vez em quando que se soltar uma pessoa que está acostumada a dirigir apenas em Votuporanga em São Paulo com certeza vai fazer besteira, lá o pessoal não gosta de erros bobos, como acontece por aqui.
E não adianta colocar a culpa na fiscalização porque se eles forem rígidos tem gente que não fica uma semana com a carta! Acredito que não seja difícil dirigir em nossa cidade. A cidade tem cada vez mais carros, então temos que nos apressar ao andar com os mesmos, não estou dizendo que temos que correr, mas temos que evitar ficar parando sem dar seta!
Olhando vitrines e o pior de todos que acho ficar falando com as pessoas que está na calçada de dentro do carro quase parando o carro no meio da rua.
Um exemplo claro de que as pessoas não prestam atenção na sinalização, quando andamos pela famosa Av. Emilio Arroyo Hernandes, no bairro Pozzobon, é uma avenida de duas faixas e cada quilômetro tem uma placa dizendo que motos e bicicletas devem circular pelo lado direito, alguém já viu essa placa?
Vamos a algumas regras básicas para que o transito flua melhor:
1) Em via de duas faixas a da esquerda serve para ultrapassagem e não para fechar o transito ficando um lento do lado direito e outro do lado esquerdo.
2) Quando vamos mudar nosso trajeto devemos sinalizar para que lados vão entrar com a seta, ou melhor, ainda quando vamos estacionar o carro, é necessário avisar o carro que vem atrás com antecedência, pois os carros possuem GPS e não bola de cristal para adivinhar o que o motorista da frente vai fazer.
3) Outra coisa quando alguém vai descer do carro, temos que estacionar o carro e não utilizar as sinalizações de PARE ou o congestionamento para efetuar essas descidas, e se vier uma moto enquanto a pessoa desce? A culpa é tua e não do motoqueiro que tem que adivinhar que alguém vai descer em lugar errado!
Abraços e até a próxima: Acesse o meu blog e deixe sugestões de temas para os próximos artigos e comentários sobre os artigos publicados também, será um prazer poder melhorar sempre em prol de vocês leitores:
Sucessocomgilbertocarvalho@blogspot.com
Gilberto Carvalho - Palestrante, Gerente e Professor da Escola Cebrac Votuporanga. Formado em Marketing e Pós Graduado em Gestão Empresarial com especialização em Mercado de Varejo pela FIA-USP