Parece que foi ontem, é o que todo mundo diz quando se fala em 2010. Tudo passou muito depressa, e confesso que muitos se quer tiveram tempo de ver a vida passar. Muitos talvez não tenham percebido que os filhos cresceram, e já caminham com as próprias pernas na busca por um lugar ao sol. Muitos não perceberam que os amigos continuam a espera de uma visita para falar da vida e relembrar os velhos tempos.
Na incansável e inconstante caminhada terrena, certamente muitas coisas ficarão para depois, pois não puderam ser concretizadas no tempo e da forma como se planejava. Aquele livro que você tanto queria ler e parou na página 12 por falta de tempo. Aquele curso de informática tão pretendido não passou da primeira aula por puro desânimo. Aquele regime para ficar em forma no verão, não resistiu aos prazeres da gula e a balança segue firme nas alturas. Aquela gaveta que precisa urgentemente de uma limpeza, mas por falta de agenda quase não fecha. Aquele mal entendido do qual você foi vitima e que precisa ser esclarecido para que a amizade renasça das cinzas, ainda continua sem solução.
O ano de 2011 se aproxima rapidamente, mas ainda há tempo de rever algumas atitudes que podem mudar o curso da história, para seguir em frente sem nenhum tipo de rancor no coração.
Deus nos permite todos os dias apenas um gesto que faltou durante o ano todo, para que se possa recomeçar, sorrindo mais e não levar a ferro e fogo quando algo não sair como se imagina.
Será preciso ter muita humildade para assumir que faltou algo mais, e que os objetivos maiores apenas foram adiados para mais tarde. Não se pode ficar culpando a humanidade, muito menos se sentir frustrado pelo que não aconteceu.
Devemos entender que na vida, a atitude, a determinação, o otimismo e uma boa pitada de sonho serão determinantes e farão a diferença num mundo tão competitivo.
O fato é que o tempo segue seu caminho e o enredo do filme continua na espera para que você faça de um jeito diferente criando um novo roteiro assim que o dia clarear. As experiências serão a essência da narrativa do livro da vida, com momentos bons e outros nem tanto. Não deixe escapar das suas mãos a possibilidade fazer o simples e ser verdadeiramente feliz com o que a vida traz. Isso se aplica inevitavelmente a cada um de nós. Pensemos nisso.
Meu caro leitor, um feliz 2011 e um forte abraço.
José Carlos do Lazão - Vereador