O mundo evolui numa velocidade sem igual, e por conta disso, o ser humano tenta desesperadamente se adaptar a viver uma nova ordem. É um verdadeiro Deus nos acuda, pois fora decretado que a pressa tem de ser amiga íntima da perfeição. Resultado: um monte de gente vivendo como se o mundo fosse acabar hoje, pois precisa de respostas imediatas diante de novas atitudes.
Saber esperar com paciência passou a ser uma arte cultivada cada vez menos nas relações humanas em todas as situações do cotidiano. Fomos desaprendendo a esperar pela forma natural dos acontecimentos. Saber esperar a fruta estar madura e pronta para ser consumida e sentir o seu real sabor. Saber esperar o momento em que o sinal esteja verde, para poder atravessar a rua com segurança, e não causar nenhum estrago em outras vidas. Saber esperar o momento propício para fazer um financiamento, que vise à compra de um carro mais novo e não comprometer o tão apertado orçamento familiar.
Saber esperar o momento de ser atendido na lanchonete, e não causar um desconforto entre os funcionários que são obrigados a ouvir palavras duras sem a menor necessidade. Saber esperar o momento certo de falar com a pessoa amada sobre um assunto de família, pois ambos estão de cabeça quente demais para encontrarem a melhor solução. Saber esperar o momento certo de corrigir os filhos, que precisam do diálogo maduro e não dos gritos de um (a) descontrolado (a) que acaba por dizer frases que machucam a alma. Saber esperar o momento certo de manter-se em silêncio e apenas ter a humildade de ouvir atentamente os conselhos de pessoas que lhe querem bem.
Saber esperar o amor acontecer, e não sair se enroscando com a primeira pessoa, para depois ficar o resto da vida dizendo para si mesmo que se precipitou. Saber esperar a sua vez para ser atendido no consultório médico, e não ficar achando que a sua dor é a única a ser solucionada. Saber esperar o efeito do medicamento no organismo para que a saúde seja restabelecida por completo.
Saber esperar que depois do silêncio da noite, o sol brilhará no dia seguinte, e verás que aquele problema que parecia não ter solução, fatalmente estará resolvido e tudo ficará bem novamente. Saber esperar a concretização daquele sonho guardado no fundo do coração, pois Deus já se encarregou de encaminhá-lo e quando você menos imaginar, estará comemorando. Saber esperar que depois de muita dedicação e empenho a promoção àquele cargo certamente se tornará realidade.
Saber esperar com paciência significa agir com sabedoria diante da vida, e acreditar fielmente que algo bom vai acontecer apesar dos obstáculos. Sendo assim, não fiquemos ansiosos diante de objetivos maiores, mas aprendamos a cultivar a arte de esperar o resultado com paciência, pois tudo acontece no tempo certo, ou seja, no tempo de Deus. Pensemos nisso.
José Carlos do Lazão - Vereador de Votuporanga