Da série:”ditados populares”, é isso mesmo “ditado popular” ou você prezado leitor achou que esse fosse um ditado bíblico?
Muitos gostam de atribuir à Bíblia certos ditados para alguém dar algum valor, principalmente nossos pais. Vai dizer que o seu pai nunca falou esse ditado antes de advertir sobre suas companhias?
Pois é, mesmo não sendo uma frase bíblica, trata-se de um ditado correto e que devemos utilizar no dia-dia.
Durante a Cúpula da União Africana realizada em julho de 2009, o então Presidente Lula chamou o ditador líbio Muammar Kadafi de meu amigo, meu irmão e líder! O ditador em questão é o mesmo que está no poder de 1969 e que cometeu e comete genocídios constantemente e amigo do Hugo Chaves, o ditador aqui da nossa vizinha Venezuela.
O nosso ex-presidente encontrou-se quatro vezes com Kadafi durante seu governo, sempre trocando afagos.
Recentemente o inescrupuloso José Sarney disse que o Lula não foi populista e sim popular, como se ele tivesse condições de analisar alguma coisa além de sua carreira de podres. Ele anda com Lula, com Collor, com Genuíno, com Zé Dirceu, dentre outros fanfarrões da república tupiniquim. O fato é que toda a América Latina está vivendo um período de presidentes populistas que usam de subterfúgios baratos para dominar a população carente, enquanto o Oriente Médio vive de ditaduras e passam por transformações de rebeldes que também são liderados por outros ditadores que continuarão o mesmo processo de mão de ferro naquele continente.
Aqui no Brasil a presidenta Dilma aumentou o Bolsa Família em até 45%, porém lutou para não subir o salário mínimo, seguindo o neopopulismo de seu antecessor. Espero que ela não siga também a carreira de amizade com os líderes questionáveis do mundo.
Ora, simplesmente a diplomacia do país em que vivemos foi omissa e cúmplice de governos ditatoriais mundo a fora, estendendo mãos e elogios. Mahmoud Ahmadinejad, Kadafi e Hugo Chávez são exemplos pra não deixar ninguém com dúvidas. Como engolir um discurso bonzinho e de um governo que homenageia assassinos de opositores políticos, supressores de liberdades individuais e saqueadores das riquezas de seu povo?
Burrice, né?Êêê Brasil…
Antônio Lima Braga Júnior, toninho.braga@hotmail.com
Votuporanga - SP