Algumas reportagens sobre animais mostram sempre a superioridade dos maiores sobre os menores, isso podemos resumir em “A Lei da Selva”. Mas até aí tudo bem, os animais devem ser ágeis e sempre estar alerta a ataques devido ao ambiente que vive.
Agora vamos falar no nosso Mundo, o Mundo dos Seres Humanos, será que funciona desta maneira também?
Até que ponto ter dinheiro e alinhar isso ao contato com pessoas influentes fará você sair na frente na resolução de problemas?
E se eu não tenho tudo isso? Não vou falar aqui em disputa sobre uma vaga de emprego e sim sobre A Lei da Influência que algumas pessoas usam com freqüência para conseguir atingir seus objetivos.
Estou falando de Processos, informações e autorizações diversas em vários setores, sejam eles públicos ou privados. Algumas pessoas conseguem uma informação em 05 dias, outros conseguem a mesma informação em até 30 dias. Qual é a diferença? Algumas pessoas conseguem um determinado cargo e lutam tanto para isso, quando conseguem o que fazem? Favor para aqueles que são influentes? Que tipo de profissional é esse?
Quando vejo esse tipo de situação não tenho dúvida que somos realmente descendente s dos Macacos, que trocam uma brincadeira ou um carinho por uma banana e olha que eles fazem isso por comida e nós trocamos a Ética e honestidade pelo que?
Comparando essas atitudes ao nosso Mundo Capitalista, somos Homens Primatas vivendo em um Capitalismo Selvagem, onde aquele que tem mais vence e não aquele que está correto! Será que estou errado? Posso estar enganado?
Gostaria muito de estar, mas infelizmente não é isso que vejo, vejo pessoas que poderiam mudar o rumo de algumas situações se entregarem por tão pouco e entregar o que há de mais sagrado na vida, A Honestidade.
Vejo os grandes engolir os pequenos e formar grandes monopólios onde tudo que alguém queira fazer depende deles ou no mínimo deve ter autorização deles. É complicado uma pessoa crescer em Mundo desses, somente com muita sorte, pois por mais que
trabalhe para construir um patrimônio sempre será dependente de alguém.
Sinto-me triste em deparar com situações dessas vivendo em um Mundo cheio de oportunidades, mas infelizmente em alguns lugares são para poucos. Veja a estatística de pessoas que se formam na Faculdade e conseguem trabalhar na área, será que é mesmo por falta de qualificação? E o pior aquele que consegue entrar no seleto grupo fica igual e o próprio nome fala “Seleto” somente convidado.
Aos pequenos resta batalhar muito para apenas conseguir o direito de viver dignamente com o que tem e com o que vai conseguir conquistar, mas esse sim é abençoado por Deus, pois acorda todas as manhãs sabendo que com a vida dele está tudo Ok e que não teve que fazer nenhum malabarismo (para não usar outra palavra) para chegar onde quer.
Evoluímos muito em alguns aspectos, mas no Moral e Ético temos que aprender a seguir os nossos instintos e não ser igual aos outros, independente do que aconteça seja você, haja como você, responda como você responderia.
Faça Parte do Grupo Seleto escolhido por Deus que é de pessoas Justas e que sempre fazem a seguinte pergunta ao ter que tomar uma decisão:
“O que Deus faria se estivesse no meu Lugar”.
Assim você poderá colocar a cabeça no travesseiro e descansar em paz, ou melhor, que isso, sentar na varanda da sua casa mesmo que seja alugada e dizer ao teu filho: Filho o Pai ou Mãe não deve nada a ninguém e nunca prejudicou alguém para chegar até aqui, o pouco que temos e vamos deixar para você foi construído com muita honra e orgulho de sempre ter Deus ao nosso lado em nossas decisões.
Abraços e até a próxima: Acesse o meu blog e deixem sugestões de temas para os próximos artigos e comentários sobre os artigos publicados também, será um prazer poder melhorar sempre em prol de vocês leitores!
Sucessocomgilbertocarvalho@blogspot.com
Gilberto Carvalho - Conferencista e gerente de Marketing do Grupo IEP. Formado em Marketing e Pós Graduado em Gestão Empresarial com especialização em Mercado de Varejo pela FIA-USP