Seriam necessárias centenas de páginas de um livro, para quem sabe, tentar aproximar-se da mais perfeita definição do amor da mãe por um filho. Um amor incapaz de ser desvendado pela ciência, porque transcende a realidade.
Um amor que se renova a cada dia, mesmo depois de noites e noites sem dormir cantando músicas de ninar. Um amor capaz de deixar muitos pais com ciúmes, por pensarem ter perdido o primeiro lugar. Um amor sem igual, ainda mais após ouvir o som do choro estridente do mais novo habitante da terra. Um som que vai ecoar por toda a vida, seja no primeiro banho, na primeira vacina, ou no primeiro tombo. Um amor que vai mudar a vida para melhor, mesmo diante das imagens de violência exibidas pela TV, as quais impressionam pela crueldade humana.
O seu herdeiro vai tomar conta do seu tempo, vai adiar alguns projetos, vai deixar tua cintura um pouco maior, e mesmo assim, você será a pessoa mais feliz do mundo. Um amor capaz de fazer com que se abdique de uma carreira promissora, somente para estar por perto e acompanhar a transformação daquele ser tão especial.
Amor de mãe atravessa o tempo, países, culturas e continua forte e indivisível. Amor de mãe não vê defeitos, faz vista grossa e permanece imbatível em todas as situações.
Amor de mãe é assumir de Deus o dom a criação, da doação, da capacidade única de ver e saber como está o coração da sua cria somente com um olhar. Mãe percebe, acolhe, compartilha, alegra-se, confia, endurece, entristece, vibra. Mãe se irrita, abençoa e perdoa um milhão de vezes, mesmo quando o filho insiste em ser malcriado nas horas mais impróprias. Mãe chora em silêncio, ora de madrugada, sorri com nascer do sol e brilha como uma estrela na noite escura. Amor de mãe não permite o sono tranquilo, enquanto ele não chega do baile lá pelas tantas da madrugada. Amor de mãe sofre junto com resultado do vestibular, do emprego que ainda não deu certo e com o comodismo do pupilo que só quer curtir a vida numa boa.
Ah! Mãe querida, se cada filho pudesse lembrar-se desse amor infinito em seu caminhar, certamente não haveria tanta dor e sofrimento.
Mãe é tudo, e não desiste mesmo quando dizem que o filho se perdeu e não tem mais jeito. Mãe é estar de plantão vinte e quatro horas para o resto da vida e pronta para o que der e vier. Amor de mãe é único e indescritível. Amor de mãe é simplesmente lindo, perfeito.
Um forte abraço a todas as Mães. E lembremos que dia das mães é todo dia.
José Carlos do Lazão e Dona Terezinha - Vereador