Desta feita, um artigo com começo, meio e fim, bem caracterizados.
Para começar, vamos brincar um pouco. — De vez em quando somos surpreendidos por notícias que podemos chamar de pitorescas, mesmo que elas virem realidade. Vejam só, esta semana li neste jornal que existe um projeto de Lei, na Câmara de Deputados, propondo que nas roupas íntimas sejam estampadas mensagens sobre prevenção de câncer da mama, do útero e da próstata. Mesmo entendendo que a preocupação é importante, penso que calcinha e cueca não são o melhor lugar para se fazer isto. Imaginem só, num momento de intimidade, entre dois gêneros diferentes, uma de calcinha, daquelas bem insinuosas e, de outro lado, um de cueca, seja ela que tipo for. Muito bem, imagine a cena: o cara que precisa ativar o “próprio” se impressiona com a mensagem e perde a impetuosidade. Se estiverem num motel, com certeza o cara já pensa, xiiii... vou fracassar e ainda perder o dinheiro que paguei na portaria. Pronto, prato feito para que nada aconteça, na maioria dos casos. Tudo isso porque um deputado com alguma coisa “inexplicável” na cabeça resolveu inovar. Pense você, meu caro leitor, quantas situações interessantes não existirão se esta lei for aprovada. Por outro lado, fico pensando, qual será a motivação desse deputado? Por isso convoco a todos para entrarem para o MCCSP “Movimento das Calcinhas e Cuecas Sem Propaganda”. Já imaginou se, com as novas tecnologias, alguma esposa ou namorada colocar uma mensagem sonora na cueca do cara e, quando o mesmo estiver naquele momento, uma voz grave fale o seguinte: “Amanhã você tem exame de próstata, não se esqueça”. Portanto, abaixo propaganda nas roupas íntimas, porque, “ele” e “ela”, uma das melhores invenções da natureza, precisam conviver em paz para que alcancem seus objetivos.
Para continuar, vamos comentar. — O Diário da Região de 4 de maio, pag. 7B, traz um gráfico sobre o ranking paulista de consumo, do IPC Maps. Mostra ali o comportamento de uma série de cidades paulistas, dentre elas Votuporanga. Por sinal Rio Preto está muito bem situada no ranking estadual. Mas, analisando cuidadosamente os números ali existentes, podemos notar como de um ano para outro (2010 para 2011) algumas movimentações de posições são significativas, tanto para mais como para menos. Em meio às duzentas melhores estaduais nossa região possui onze cidades. No ranking nacional Rio Preto está na posição 41 e Votuporanga na posição 240, bem à frente da mais próxima regional que está em 343. E, o mais importante, para nós, é constatar que a única da região que cresceu, tanto no ranking estadual (subiu 5 posições) como no federal (subiu 18 posições) foi exatamente Votuporanga. Tudo isso exatamente em relação ao potencial de consumo que é o que motiva as empresas a fazerem seus investimentos. Por isso mesmo devemos continuar trabalhando à nossa maneira, unindo nossas forças, mantendo-nos educados e valorizando nossas conquistas, tanto as materiais e, principalmente, as de bem estar para todos.
Para finalizar, vamos homenagear. — Isso mesmo, hoje estará vindo à Santa Casa o Senador Aloysio Nunes. O ilustre senador vai receber seu merecido título de Irmão Solidário. O Dr. Aloysio em toda sua história política nunca se furtou em procurar ajudar a Santa Casa. Agora torna-se parte da Irmandade e, acredito, seu pai o, também, Dr. Aloysio, estaria feliz por isso, pois, sempre foi simpático às causas de Votuporanga. E tem mais: o senador era chefe da Casa Civil do ex-governador Serra, quando na gestão do Carlão e tendo na Provedoria do Hospital o Juninho, foram implantados os AMEs, que complementaram a grande revolução no atendimento à saúde pública de toda nossa região e, tudo isso, com a parceria da Santa Casa de Votuporanga. Portanto, que todos entendam que o título que o senador Aloysio passa a ostentar, nada mais é que consequência de seu trabalho e atenção para com as coisas de nossa cidade.
Nasser Gorayb é comerciante e escreve neste espaço aos sábados - nasserartigo@terra.com.br