Domingo esfriou bastante. Vasculhei a geladeira e decidi fazer um creme de legumes para o almoço. Para acompanhar, um cálice de vinho e o som delicioso do programa do Anisinho Martins e da banda Concerto Brasil, pela Rádio Unifev.
Enquanto lavava e picava os legumes, minha mente ia longe. Pensava nas delícias e sabores próprios da época do frio, as comidas e bebidas típicas de junho e julho, do cheiro das fogueiras, do quentão, do milho cozido e do chocolate quente. Lembrei das inúmeras quermesses em que estive desde menina. Divagava.
Sobressaltei-me ao ouvir o Anisinho me saudando pela rádio; sorri com surpresa e prazer, enviando-lhe em pensamento meus agradecimentos e um abraço carinhoso. Lembrei-me do show do Anisinho - Tributos - que assisti no Centro de Convenções, da alegria e da satisfação de ouvir boa música, em constatar pessoalmente a energia transmitida por ele e pelos músicos da Banda. Ah, que gostoso também o jeito de cantar do vocalista da banda, Gladison (perdão se escrevo errado), com seu gingado malemolente que nos faz ter vontade de sair dançando também.
Meus pensamentos seguiram para o término da reforma da Rua Amazonas e da Praça da Matriz, da festa que seguramente a Prefeitura proporcionará à população. Lá estará a Banda Zequinha de Abreu, para abrilhantar a festa, com certeza. Seria excelente se convidassem também para essa festança em praça pública o Anisinho e a banda Concerto Brasil... E o Márcio Zarzi... E o pessoal do balé... E os sanfoneiros e cancioneiros de Votuporanga, também. Tanta gente talentosa essa, e que merecia abrilhantar a festança, pensei.
Divaguei até que ligava para o programa semanal de rádio “Conversa com o Prefeito”, e dizia assim: “tome nota Senhor Prefeito, fica aqui essa minha sincera sugestão: precisa não gastar um dinheirão chamando artistas de fora. Convide essa gente boa da terra, que o povo todo merece conhecer e aprender a gostar.” Divaguei que ele me ouvia, e até gostava da ideia...
Fora um e outro estouro de fogos de artifício, o domingo seguiu silencioso e tristonho. Gelado, sobretudo. Animei-me pensando que no próximo domingo a casa estará cheia, com as crianças que virão para as nossas férias escolares, trazendo também o sapeca do cãozinho maltês e a calopsita de contrapeso, unindo-se as minhas. Serão três semanas de risos, gritinhos, trinados e latidos, repletos de brincadeiras, comilanças, passeios, contação de histórias e desenhos animados.
Nesta semana será necessário lavar cobertores, arejar travesseiros e abastecer a despensa. Separar papel, lápis de cor, tinta guache, jogos e brinquedos. Preparar filmes e livros infantis. Milho para estourar bastante pipoca. Fazer bolinhos de chuva à tarde, mesmo sem chuva. Assar bolo de chocolate, de laranja e de banana. E, pão de queijo.
Deixar a máquina fotográfica no jeito para as centenas de fotos que registrarão os momentos que (imagino cheia de expectativa e de ansiedade) serão cheios de amor e de carinho, que matarão as saudades que sinto, assim por tanto tempo longe delas, das minhas sobrinhas queridas, e cujas imagens e sons perdurarão na casa e na memória, até as próximas férias. Até breve!
Norma Moura é advogada (kairosbrinquedos2009@hotmail.com)