Passei toda a minha vida ouvindo que o Brasil era o país do futebol. Não vi a famosa seleção de 70, porém vi a de 82. Com o passar dos anos, comecei a observar o quanto o futebol camufla os problemas reais do país. A população não se preocupa com nada, somente com o futebol.
O torcedor perde o dia de trabalho, vai até o estádio, fica sentado no concreto esperando o jogo que vai começar somente às 10 horas da noite, depois volta pra casa, brigando, quebrando, e vai dormir lá pelas 2 horas da manhã.
Compra camiseta de seu time, pagando meio salário mínimo, leva seu filho ao estádio, porém não o leva a uma igreja, e muitos até enfartam pelos seus clubes.
Os programas de TV ficam horas a fio, discutindo lances da rodada, enquanto nada de útil é colocado na mídia. Sem contar os merchandisings nojentos que ocorrem de cinco em cinco minutos. Se o time não vai bem, surgem os protestos, passeatas para que alguma providência seja tomada.
Entretanto, ninguém protesta em relação à corrupção no país. Vivemos de escândalos periódicos que quase nunca são apurados. Recentemente foi arquivado um processo contra o filho do crápula José Sarney, que como sempre se safa de tudo, e ninguém fez nenhuma passeata.
O sistema educacional no Brasil é decadente. Um jovem de quinze anos não é capaz de interpretar e nem produzir um texto, e nada é feito, está tudo bem, desde que o Brasil tenha uma boa seleção.
A copa de 2014 vai coroar o cinismo e a impunidade de pessoas que nunca tiveram um momento se quer de amor pela pátria. Enquanto estamos criando elefantes brancos pelo país, milhares de pessoas morrem nos corredores de hospitais, outros não tem nenhuma perspectiva quanto ao dia de amanhã, numa rota inevitável de uma decadência cultural e econômica. Enquanto estamos batendo no peito pelos resultados econômicos em relação ao mundo, não temos competência nem para construir uma estrada descente para atravessar o país com segurança.
O futebol é legal. Quando tinha condições físicas eu joguei muito. O que não pode é fazer dele o centro dos acontecimentos, pois a Noruega nunca ganhou uma copa, porém lá o nível de vida é muito maior. Eles têm o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo desde 1999.
Todos querem quem o Brasil seja o primeiro colocado numa Copa, todavia o IDH do Brasil está entre os 70, atrás de países como Chile, Argentina, México e Panamá.
Antônio Lima Braga Júnior
toninho.braga@hotmail.com
Votuporanga - SP