Eu poderia tão somente ser satírico e dizer que a diferença é tão somente a letra f. Poderia também dizer que fútil é aquilo sem aproveitamento, enquanto útil é justamente o contrário.
Todavia, a diferença entre as duas palavras pode ser notada em diversos contextos. Porém é na televisão que podemos mostrar o universo que separa as duas palavras.
A TV aberta conta com inúmeras geradoras de sinais, além das retransmissoras que todos os dias nos invadem com uma programação pífia, sem nenhum conteúdo que realmente valha a pena.
Pela manhã temos programas de utilidades. Com esse nome o caro leitor poderia dizer que são úteis, porém o que vemos é uma disputa por audiência com receitas, que mistura jornalismo com besteirol, além dos desenhos animados, cada vez mais digitalizados e sem graça.
Na hora do almoço, são aqueles enfadonhos programas esportivos, que fazem debates por horas a fio, mostrando o mesmo lance sem parar em discussões sem nenhum proveito. Sinceramente, saber se o gol foi legal ou não é completamente fútil.
Pela tarde começa o festival de besteiras. Programas de comportamento que discutem os famosos “casos de família”, que resultam em brigas e palavrões, além dos comerciais de câmera fotográfica até remédio pra emagrecer.
Quando chega a noite começa um festival de novelas sem fim, além de programa de humor questionável, pois eu não consigo rir.
Programas educativos, que são realmente úteis, além de um jornalismo imparcial, só são encontrados nas emissoras estatais. Os chamados “reality shows” trazem a pornografia comportamental para dentro de nossas casas. Os programas religiosos ou são uma sessão de descarrego ao vivo, ou são uma quermesse digital, com número da conta no rodapé.
Agora o final de semana é totalmente... fútil. No sábado as emissoras vendem seus horários para programas independentes, ou apresentam coisas horrendas. No domingo é pior. Neste que passou, eu depois de sei lá quanto tempo, resolvi assistir o Faustão. Ele ficou mais de uma hora falando sobre a Ariranha. É impressionante, como fiquei muito informado sobre este bicho.
O que vejo é que a televisão é sinônima de fútil, e um bom livro ou um documentário poderíamos chamar de útil. Depende do ponto de vista, já que existem muitos que tratam “ex-bbb’s” como celebridades. Acho que vou trocar a pilha do meu controle remoto, e volto já...
Antônio Lima Braga Júnior
toninho.braga@hotmail.com
Votuporanga - SP