Pesquisas cientificas avaliaram os grandes benefícios da toxina botulinica pelo Cirurgião Dentista na sua área de atuação se tornando um excelente meio terapêutico auxiliar no tratamento odontologico.
Apesar da toxina botulinica ser conhecida para uso estético na redução de rugas faciais, a sua principal função e voltada ao uso terapêutico.
O Cirurgião Dentista, por possuir conhecimentos das estruturas de cabeça e pescoço pode tratar algumas afecções da cavidade oral e da face usando a toxina botulinica intra-muscular de forma segura e eficaz.
A toxina botulinica bloqueia a liberação de uma substancia chamada acetilcolina, neurotransmissor que transporta a mensagem entre o cérebro e as fibras musculares, produzindo um enfraquecimento temporário da atividade muscular sem que haja nenhum dano ao músculo. Porém com o passar do tempo, o músculo inicia a formação de novos receptores de acetilcolina havendo restabelecimento da transmissão neuromuscular e conseqüentemente retornam-se a sua função completa.
Sao varias as indicações na odontologia como meio terapêutico.
Hiperatividade muscular( sorriso gengival alto)
E a exposição excessiva da gengiva ao sorrir. Com a aplicação da toxina botulinica não e necessária a cirurgia, proporcionando assim um tratamento bem mais conservador.
Bruxismo( ranger os dentes)
Essa e a principal disfunção, que acomete cerca de 30% da população causando muita dor que e tratada com a aplicação da toxina botulinica em um musculo chamado masseter, onde ocorre a diminuição da forca deste musculo. Dessa forma a forca não e suficiente para promover o atrito e consequentemente o desgaste dentário.
Sialorreia( salivação em excesso)
Nesses casos a aplicação da toxina botulinica e nas glândulas salivares, ocorrendo a estabilizacao da salivação de forma segura.
Apertamento( apertar os dentes)
O Apertamento geralmente ocorre durante o dia, porém durante a noite também e comum, ocasionando uma sensação de cansaço ,dor nos músculos da face e ou dor de cabeça. A causa esta associada ao estresse emocional, ma oclusão e perda de dentes. Quando a toxina botulinica e aplicada, há o relaxamento dos músculos eliminando a dor.
Disfunção temporomandibular e dor orofacial
A disfunção temporomandibular ( DTM) e uma alteração patológica relacionada a articulação temporomandibular(ATM) que articula crânio, maxila e mandíbula, sendo um complexo sistema muscular, ligamentar e nervoso, pode ter como consequências dores de cabeca ou pescoço, ruídos articulares(estalos), zumbido no ouvido, limitações de abertura bucal, desgaste dentário e dificuldade na mastigação. A aplicação da toxina botulinica e diretamente nos músculos aliviando a dor em questão.
Auxilia na ortodontia
O uso da toxina botulinica faz uma desprogramacao dos músculos, retirando a sobrecarga muscular sobre os dentes que serão movimentados, proporcionando a redução do tempo de uso do aparelho ortodontico,menos desconforto e maior índice de um resultado permanente.
Casos de implantodontia
Tem sido descrita a ultilizacao profilática para a redução da forca muscular em alguns casos de implantodontia de carga imediata.
E muito importante ressaltar, que o cirurgião dentista, tenha Treinamento específico e conhecimento sobre a ultilizacao da toxina botulinica e não extrapole suas funções.
Em busca de aprimoramento do conhecimento,para proporcionar melhores condições de tratamento aos pacientes trouxemos a nova técnica terapêutica com toxina botulinica na odontologia onde a execução da técnica esta sendo um sucesso absoluto em Votuporanga e toda a região.
Dra Wendi Poliana Scurciatto
CRO 84070
Cirurgia Dentista
Ortodontista
Aperfeiçoamento em Toxina botulinica terapêutica