“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.
Esta frase foi dita pela filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa.
Eu estive pensando sobre a frase, e cheguei a conclusão de que a nossa sociedade está condenada. Trazendo para o contexto tupiniquim, parece que Ayn se referia ao nosso país.
Para produzirmos qualquer coisa no Brasil, precisamos da autorização de pessoas que não sabe nada nem de produção e muito menos de administração. O dinheiro flui de vento em popa para aqueles que negociam, enquanto quem trabalha está fadado a viver da dura rotina da vida.
Muitos estão ricos pelo suborno e a corrupção, e são protegidos pela lei. Lei essa que não pune quem tem influência. Quem tem dinheiro não respeita se quer a fila, e vive na arrogância achando-se dono do mundo, e esquece de que periodicamente tem que visitar o vaso sanitário, numa nivelação total de valores, onde sim somos todos iguais, como deveria ser.
A corrupção é recompensada, e ser honesto é até motivo de chacota. O Brasil está sim vivendo em uma sociedade condenada. Os valores estão totalmente invertidos. Não existe honestidade na maioria dos departamentos. A corrupção começa já mesmo dentro de casa.
A solução para todo este entrave é um investimento maciço na educação, para que as próximas gerações tenham a chance de mudar este quadro.
Infelizmente, não vejo nada de melhoramento educacional, pois em muitas faculdades, inclusive em nossa região, basta uma simples redação, feita fora da sala de aula, para acessar um curso. Temos ignorantes propagando a ignorância, e o resultado é uma sociedade condenada.
Antônio Lima Braga Júnior
toninho.braga@hotmail.com
Votuporanga - SP