Como é bom ficar um tempo longe de casa e retornar, não é? Lembro de várias viagens longas e como foi importante o meu retorno para casa, com meus familiares e amigos.
Lembro também de viagens curtas e também como foi importante à volta, com novos olhares e novas perspectivas. Realmente acredito que voltar para casa é muito bom, independente de onde estamos.
Mas tem um retorno que vinha buscando há algum tempo e tenho pensado muito sobre isso para escrever estas poucas palavras, “O retorno para A CIDADE” ainda mais quando não é uma cidade qualquer é Votuporanga, depois de alguns anos ausente, sempre tem o efeito de “madalena arrependida”. Chegando, basta respirar o ar da cidade para que todo esse clichê se desenrede aos olhos da memória. Eu, já tão acostumado, e mesmo enamorado, ao ar mais fresco de outra região, me senti noutro planeta quando aqui desembarquei alguns meses atrás. O ar me entrava narinas adentro, e as lembranças saltavam coração afora.
Passado o choque inicial, algumas horas depois, me senti melhor. Além de matar a saudade de quinze anos, passava pelo centro de Votuporanga, lugar que mais gostava.
Enquanto entrava nas vias da cidade fui deixando para trás aquela sensação de clausura que conheci em outras cidades, mas, com todos aqueles arranha-céus, sistemas de segurança e etc, não era pra ser diferente.
Qualquer paulistano ou gaúcho pode abrir a boca pra se gabar de quatrocentos anos de História. O Votuporanguense mal tem setenta anos pra proclamar. Mas o Votuporanguense não carece de sotaque, de comida típica e de tudo isso que cria identidades regionais, pois ele tem tudo isso e muito mais. O Votuporanguense tem paixão pela terra, amor pela sua história, respeito pelas suas memórias, orgulho de ser desta terra, terra invejada, copiada, reverenciada, cobiçada.
Gosto disso em Votuporanga, da história da cidade impregnada em cada prédio, rua, praça, em cada pessoa que aqui vivi, pois aqui até isto é diferente. Que bom...
O reencontro foi mágico, na mente, lugares, família e amigos pareciam estar congelados no tempo, fui recepcionado da melhor maneira possível por todas as pessoas e em todos os lugares, realmente algo inimaginável em qualquer lugar, menos aqui na nossa cidade.
Tenho argumentos conclusivos para dizer que Votuporanga espelha o que há de melhor para exemplificar o que é uma cidade. Cidade unida em busca do bem coletivo, da ajuda as entidades, da cooperação entre os poderes, da união partidária pela democracia, da excelente gestão pública, da humildade para ajudar os semelhantes, da generosidade com suas crianças, da gratidão com seus idosos e da gentileza com seus visitantes.
Quanto mais ando pela cidade fico espantado com tanta mudança, tantas obras: Na saúde - Santa Casa, AME, Farmácia de Auto Custo, UPA, SAMU, Consultórios Municipais; Na Educação – IFESP Faculdade Federal, UNIFEV e suas dezenas de cursos todos com excelentes médias, entre as melhores do Brasil e agora com o tão sonhado curso de medicina, novas escolas, reformas de tantas outras, creches, sistema de ensino de primeiro mundo e uniforme para a rede municipal; Na cultura – Construção de Centro de Eventos, Cobertura da Concha Acústica, retomada dos Carnaval de Rua, Festival Literário; No Turismo – Preparação da cidade para o Turismo de Negócio, Rua Amazonas, realização de todo e qualquer tipo de eventos; No Esporte retorno da Votuporanguense, reestruturação do esporte amador e categorias de base; Na Assistência Social – ampliação e multiplicação dos atendimentos a população e as entidades assistenciais; E tantas outras obras como os distritos industriais, inauguração de várias empresas gerando um saldo muito positivo no emprego, obras estruturais e de infra-estruturas, e no meio ambiente inclusive a maior delas que é a estação de tratamento de esgoto.
Bem, finalmente, parabenizo meu amigo Nasser Marão Filho, “O PREFEITO”, pelo inacreditável trabalho que está realizando, é claro que devemos ser justos e gratos com tantos outros que por este cargo passaram, e digo isto com conhecimento de quem já esteve lá, sei também que ele tem um grande parceiro a seu lado na sua gestão, que é o Deputado Federal João Dado, que é o nosso embaixador e se demonstrou nosso gladiador para conquistar as mais importantes obras para Votuporanga nas mais diversas áreas. Então isto demonstra como é importante mantermos Votuporanga num patamar diferenciado, mantendo o Dado na Câmara Federal e o Carlão da Assembléia Legislativa. Porém digo tudo isto do Júnior Marão muito tranquilamente, pois, este prefeito é diferenciado, pois sempre foi um ser humano diferenciado, generoso, humilde e grato, e que consegue fazer com que todos trabalhem numa só direção com foco e independente de partido buscando o melhor para todos. Que Deus continue iluminando sempre as suas decisões.
Que possamos sempre ir, porém, voltar e sentirmos o prazer de estar em casa.