Existe uma piada antiga, onde o português ao avistar uma casca de banana diz: - Ó raios! Lá vou eu cair de novo!
É exatamente o que acontece em Votuporanga. Uma cidade que cresce a olhos vistos, que tem ainda, uma população pacata, e que sustenta o título de melhor carnaval do interior de São Paulo. Enquanto isso, no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) foi alcançada a nota máxima na categoria Educação, patamar conquistado por dois municípios de São Paulo: Dolcinópolis e Oscar Bressane, dois municípios muito menores que Votuporanga.
Já estamos registrando novos casos de conjuntivite, que com certeza vão se espalhar pela cidade, deixando muita gente afastada do trabalho, pessoas inclusive que nem frequentam folias. O nosso trânsito que já tem seus problemas rotineiros, vai receber um bando de idiotas bêbados que insistem em dirigir pela cidade, demonstrando desprezo por qualquer organização. Eles acham que nós somos um bando de bobos do interior, e que podem andar pela cidade destruindo tudo, e serão aplaudidos. O pior é que serão aplaudidos mesmos, aja vista a quantidade de pessoas que discordam de minha opinião, e vão encher minha caixa de e-mail, com argumentos de que é uma festa popular que gera riqueza para o município, blá blá blá...
Está na hora de olhar bem numa esquina, pois a qualquer momento pode virar um carro cheios de “manguaceiros” no porta-malas, atropelando todo mundo. Vamos presenciar marmanjos vestidos de fraldas, mulheres fornicando na rua em plena luz do dia, um cheiro absurdo de urina por todos os lados, tudo com bênção das autoridades, afinal, a cidade abre as portas e ainda fornece as chaves.
Vamos aumentar os índices de gravidez em adolescentes, doenças sexualmente transmissíveis, homicídios, dentre outras desgraças contemporâneas. Não precisamos dessa herança maldita. Poderíamos ser reconhecidos pelo nosso progresso, pelo nosso trabalho, pelo nosso empreendimento.
Carnaval só dá dinheiro para empresários da noite, bem como os fabricantes de bebidas. Afinal, encher a cara de cerveja, depois urinar na rua, vomitar e beber tudo novamente, é características de um tonto. Ser tonto é o que nós brasileiros sabemos fazer de melhor. Então vamos cair de novo, pois a casca de banana já está bem na nossa frente. Que pena!
*Antônio Lima Braga Júnior
toninho.braga@hotmail.com
Votuporanga - SP