Desde sua criação, como citamos em nosso artigo anterior, o grande problema enfrentado pela autarquia, a SAEV-SUPERINTENDÊNCIA DE ÁGUA E ESGOTOS DE VOTUPORANA, era, e continuará sendo, o fornecimento de água a toda população. O sistema é complexo, pois requer toda uma sequência de operações nos campos da engenharia sanitária, da saúde pública e da área administrativa, como o gerenciamento dos custos e o sistema tarifário.
O crescimento populacional é fator predominante para o traçado de planos e metas referentes aos sistemas de saneamento.
Em 1968, ano em que foi implantada a reforma administrativa da Prefeitura do Município de Votuporanga, com a consolidação de atos pioneiros como o PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO e a criação da SAEV-SUPERINTENDÊNCIA DE ÁGUA E ESGOTOS DE VOTUPORANGA, o poder executivo do município contratou uma empresa especializada, a COPLASA – CONSULTORIA E PLANEJAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO LTDA., para a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira para os serviços de água do município de Votuporanga. Várias alternativas foram apresentadas e mereceram análises técnicas pela autarquia, porém, todos os estudos estão baseados na hidrografia do município. A nossa hidrografia é composta praticamente pelas bacias do Rio São José dos Dourados, pela bacia do Marinheirinho e por parte da bacia do Piedade. Dentro destas premissas foram propostas três soluções para a solução do problema da água em nosso município, com a utilização de captação em águas superficiais: uma barragem no córrego Marinheirinho, um incremento posterior de vazão com a reversão da bacia do Piedade para a bacia do Marinheirinho, e uma terceira solução que seria a captação direta no Rio São José dos Dourados. As administrações municipais que se sucederam após 1968, optaram pela construção da barragem no córrego Marinheirinho, em local à jusante dos encontros dos córregos Paineiras e Queixada.
Com o crescimento da população, iniciou a SAEV, várias pesquisas de ordem técnica, objetivando o incremento de captação e produção de água. Nestas pesquisas, de ordem científica e notadamente geológica, concluiu-se que o município de Votuporanga se encontra na região de confinamento do AQUIFERO GUARANI, que somando ao aperfeiçoamento de métodos e processos de perfuração, foram fatores determinantes para a solução de captação de água através das águas subterrâneas do citado aquífero. Assim foram perfurados dois poços: o da zona Sul e o da zona Norte, que somados, são responsáveis por aproximadamente 2/3 de produção de água atual da SAEV.
Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, o qual é composto por técnicas de engenharia que incluem as redes e instalações para a coleta, afastamento e tratamento, o município de Votuporanga atende a todas as diretrizes das normas e demais fatores estabelecidos pelas leis que regulamentam o setor. Desde o ano de 1967, com a contratação pela SAEV, de um plano que englobasse a rede coletora e os serviços de tratamento de esgotos, com a supervisão do DOS (DEPARTAMENTO DE OBRAS SANITÁRIAS), foi estudada e delineado à época, um sistema de tratamento de esgotos, utilizando-se um método denominado dos “decantadores filtrantes”, objeto de pesquisa do engenheiro sanitarista, Max Lothar Hess. Este projeto atenderia, gradualmente às bacias contribuintes de toda a rede coletora de esgotos, em estações dimensionadas para cada bacia existente. Posteriormente, com estudos mais condizentes com o crescimento populacional e atento às condições topográficas da cidade, com os estudos e empenho das áreas administrativas e técnicas da SAEV, caminhou-se para a solução do tratamento de esgotos, com a construção de uma única estação. Assim, com a cobertura da rede coletora de esgotos para 100% da cidade, a qual é subdividida em 06 (seis) bacias, que foram implantadas de forma a acompanhar a topografia e a drenagem natural, possibilitou o encaminhamento de todos os efluentes para o emissário tronco e deste até a estação de Tratamento de Esgotos. Com esta solução foi possível fazer que todo o esgoto coletado chegue por gravidade à Estação de Tratamento de Esgotos, não havendo a utilização de estações elevatórias para a reversão das bacias. A estação de Tratamento de Esgotos, denominada “Antônio Aparecido Polidoro, está situada na confluência dos córregos Marinherinho e da Ègua, e todo efluente após o tratamento, é encaminhado ao córrego Marinheirinho, em condições de qualidade compatíveis com as normas estabelecidas para a classificação do córrego, sem nenhum problema de poluição à jusante. Problemas existirão, futuramente, se o crescimento físico da cidade situar-se fora desse perímetro natural, que permite o encaminhamento de todos os efluentes, sem nenhuma estação de recalque, para a estação de Tratamento de Esgotos. O distrito de Simonsen, também possui sistema de coleta e afastamento de esgotos e com estação de tratamento que atende integralmente às normas técnicas respectivas e ao crescimento populacional previsto.
Como dissemos no artigo, OS PLANOS DE SANEAMENTO - I. os assuntos são complexos e continuaremos no assunto, deixando para o próximo artigo os assuntos referentes a nova lei de Saneamento e os desafios futuros para a autarquia.
*Jesus Silva Melo é engenheiro