Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Sejam incrivelmente bem-vindos ao nosso encontro semanal de todo sábado! Olha só: já chegamos ao décimo primeiro encontro do ano e ao 427º encontro aqui no Jornal A Cidade! Quatrocentos e vinte e sete encontros! É muito tempo juntos, muita vida pulsando! Já imaginou? O tempo que você usa para ler, o tempo que eu uso para estudar e escrever. Quanto tempo, quanta dedicação e quanta vida são colocadas aqui! Sinto-me profundamente honrada por ter você aqui comigo. Este espaço é para você, para nós, para o mundo!
Hoje, inicio com dois pedidos.
Primeiro: qual é a sua intenção ao ler esta coluna? A intenção direciona a atenção, e tudo o que colocamos atenção cresce. Intenção feita? Então esteja presente aqui e agora e valide o que faz sentido para você no seu maior laboratório: a sua vida.
Segundo: antes de entrarmos no assunto de hoje, quero pedir-lhe um favor. Quero que reflita comigo e se fizer sentido, que faça parte do Movimento InspireAção.
Nossa reflexão de hoje é sobre amor e medo, sobre luz e sombra, sobre escassez e abundância. É sobre confiar ou julgar. É sobre as “lentes” que usamos.
E para começar, quero fazer um reconhecimento especial, honrando esse nosso espaço, a nossa história aqui. Em 2017 começamos essa coluna, um presente com vocês todo sábado, com um convite de uma grande pessoa - o Fábio Ferreira.
Fabinho foi meu aluno na Escola Dinâmica logo no início da minha trajetória como professora. Em 2016, quando comecei meu processo de “Transforme-se”, meu despertar para conhecer a mim mesma, em uma conversa com o Fábio, ele me disse:
“Grazi, você deve escrever isso que está me falando no jornal! Onde você aprendeu isso tudo? Como você mudou? Quanta ideia boa!”
Se tem algo que o Fabinho sabe fazer, é conectar pontos, enxergar além. Ele tem uma visão incrível do mundo! É uma das pessoas mais brilhantes e inteligentes que conheço. Além disso, é divertido, inovador e apaixonado pelo que faz. Possui uma inteligência estrutural admirável e uma habilidade única para conectar mundos e ideias. Entende profundamente de Comunicação!
E, quando falo de você, Fabinho, falo também da Gabi, porque vocês são um só. Aliás, isso não poderia ser diferente. Você é 100% da Neusa e 100% do João Carlos. Vocês são incríveis, João Carlos e Neusa. O Grupo Cidade é incrível! Em nome da Eleni e do Franclin, reconheço todos os profissionais do grupo - vocês são incríveis!
João Carlos e Neusa, que história vocês construíram! Que família linda! Que time maravilhoso, que faz tudo com tanto amor. Eu reconheço a grandiosidade do lado luz de vocês, do amor que há! Minha história com o jornal começou há 30 anos, quando eu comprava propaganda da Neusa na época que trabalhava no Magazine Luiza. Muito obrigada Neusa! São 30 anos juntas! Você é incrível! Amo vocês!
Hoje, meu pedido é simples: reconheça tudo de bom na sua vida. Reconheça sua história, reconheça o outro. Como sempre digo, “relacionamento é pó de ouro” se for por AMOR, se for por VERDADE! porque nossa vida se constrói por meio das trocas. Ninguém faz nada sozinho!
Vamos iniciar uma corrente do bem? Existe um filme chamado Corrente do Bem, que eu costumava mostrar aos meus alunos ao ensinar sobre exponenciais. Ele fala sobre o poder da multiplicação—e podemos trazer essa ideia para a vida.
Vivemos tempos em que as pessoas olham mais para o lado sombra umas das outras, vibram no medo, fofocam e julgam sem conhecer verdadeiramente a história do outro.
Porém, a vida não é fácil para ninguém! É um caos diário, todos nós acordamos para resolver problemas! O que ocorre, é que cada um enxerga o mundo através das lentes que possui e logo, há um bug na comunicação entre os mundos que só será corrigido se vibrarmos no amor.
É fácil? Não! É um desafio diário. Mas podemos escolher enxergar o lado luz de cada pessoa. Podemos valorizar nossa história e reconhecer quem cruzou nosso caminho e fez a diferença.
Muito obrigada Fábio! Você enxergou minha luz, vibrou no amor, enxergou algo na minha história antes de mim e me trouxe a constância de escrever toda semana, me transformou! Isso impactou milhares de pessoas! Recebo mensagens, áudios, fotos da minha coluna—pessoas que mudaram suas vidas lendo nossa coluna.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Elogie alguém todos os dias. Reconheça algo bom que essa pessoa fez na sua vida. Até mesmo aqueles que, aparentemente, nos prejudicaram tiveram um papel importante no nosso crescimento.
Todos nós temos luz e sombra, amor e medo. Todos erramos o alvo, pecamos! A palavra “pecado” vem do grego hamartia, que significa “errar o alvo”. Quando erramos, entramos no ciclo vicioso, passamos a vibrar no medo e enxergamos apenas o lado negativo do mundo. O medo nos paralisa, nos faz reagir impulsivamente, nos desvia do nosso caminho.
Mas há outro caminho: ser quem realmente somos, vibrar no amor e entrar no ciclo virtuoso das virtudes. Esse é o caminho da retidão.
Fácil? Claro que não!
Então, por favor, olhe mais para o que está certo. Sim, “erramos o alvo” constantemente. Principalmente se tivermos um “gênio forte”, como o meu, um instinto de briga, de falar, de apontar o dedo. Acredite, todos os dias, “luto” comigo mesma, com essa Grazi mandona, medrosa, direta, que, às vezes, reage de forma impulsiva. E está tudo bem! O importante é continuar a caminhar e confiar no processo! A vida é uma grande teia que se tece coletivamente!
Acredite - quanto mais expandimos o amor, mais nossa sombra se dissolve. Como diz a Bíblia: “No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo.” (1 João 4:18)
Então, comece! Ao invés de reagir com medo, escolha acolher no amor.
Posso contar com você no Movimento InspireAção? Reconheça, valorize e expanda o amor! Decida elogiar alguém todos os dias e veja o que acontece.
Vamos fazer o tema do nosso ano acontecer: TRANSFORME-SE E TRANSFORME O MUNDO. DECIDA E VÁ,SÓ VÁ!
Seguimos juntos no Movimento InspireAção, escolhendo o amor, para um eu melhor, para as pessoas à nossa volta melhores, para um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +