Profissional estará disponível às quartas e quintas-feiras à tarde; agendamentos podem ser feitos por telefone ou pessoalmente
A partir da próxima semana, a Central do Intérprete de Libras começa a funcionar em Votuporanga. O novo serviço da Secretaria Municipal de Direitos Humanos vai facilitar o cotidiano de pessoas com deficiência auditiva e surdas, resultando em uma comunicação mais eficaz. Os atendimentos irão ocorrer às quartas e quintas-feiras, das 14 às 17h, mediante agendamento prévio por meio do telefone (17) 3422-2770.
“Também iremos criar outras ferramentas, como rede social. O objetivo é criar autonomia para os assistidos, para que eles próprios possam fazer o agendamento”, explicou a professora e intérprete de Libras, Mayra Raquel Nunes Branco.
Durante o serviço, o usuário solicita a presença da intérprete de Libras no local necessário, se comunica na língua de sinais com a profissional, que faz a tradução simultânea para o atendente do estabelecimento.
“O procedimento irá abranger todos os segmentos, para acompanhamento de pessoa surda em hospitais, tribunais, entrevista de emprego, delegacia e outros locais de atendimento, eliminando os problemas de comunicação comuns para este público”, disse.
A Central do Intérprete em Libras em Votuporanga foi anunciada no início do mês, mas já teve repercussão. “O projeto foi apresentado também nas redes sociais e tivemos uma resposta muito positiva das pessoas portadoras de deficiência auditiva e surdas”, contou.
Para o secretário de Direitos Humanos, Flávio Liévana, “a iniciativa preconiza o direito de acessibilidade em Libras e garante efetivamente o desenvolvimento da autonomia e potencialidade da pessoa surda e com deficiência auditiva”.