Com 60% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados, o hospital disse que vem se preparando para o aumento dos casos
Diretor técnico do hospital, Dr. Fabiano Leone (Santa Casa)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Santa Casa de Votuporanga alcançou nos últimos dias sua maior taxa de ocupação nas alas isoladas para o atendimento a pacientes positivos e suspeitos de coronavírus e os números não param de aumentar. Procurado pelo A Cidade, o hospital, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que já esperava a essa alta.
Atualmente, levando em consideração o Informe Diário divulgado pela Santa Casa, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chega a 60%, enquanto a da enfermaria é de 46%.
“É muito importante salientar que este crescimento já era esperado. Estamos na curva dos casos de acordo com órgãos de saúde e, para isso, algumas medidas foram tomadas. Atualmente, o hospital possui duas alas isoladas para os pacientes com suspeita e confirmados. Portanto, são 15 leitos de enfermaria, além da UTI para casos graves”, diz a nota do hospital.
Ainda de acordo com a nota, a Santa Casa traçou um plano de enfrentamento do coronavírus, desde os primeiros casos da doença. “Periodicamente, a comissão formada por médicos, enfermeiros, profissionais multidisciplinares analisa o número de atendimentos, a quantidade de leitos e o estado de saúde de cada paciente a fim de fazer melhor gerenciamento”, completou.
O diretor técnico do hospital, Dr. Fabiano Leone, ressaltou que o hospital está qualificado para atender não apenas a Covid, mas todos os outros casos que a população necessitar. “Os investimentos realizados em relação aos isolamentos do coronavírus reforçam o compromisso da Santa Casa com a segurança do paciente, colaboradores e corpo clínico, para que possam continuar a atender a população dentro dos critérios de qualidade e humanização”, afirmou.
Por fim, o hospital pediu a colaboração da população na batalha contra o novo vírus. “Reiteramos que, para vencermos a batalha contra coronavírus, a população também deve fazer sua parte. O isolamento social, uso de máscaras e a higiene das mãos são fundamentais para a prevenção da doença. Estamos adequando nossa estrutura e equipamentos, mas a prevenção é a melhor forma de combater a Covid-19”, conclui.