Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/lideres-religiosos-de-votuporanga-explicam-como-cada-denominacao-celebra-a-semana-santa-n83684 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Líderes religiosos de Votuporanga explicam como cada denominação celebra a Semana Santa
Católicos, evangélicos e espíritas vivenciam a Semana Santa de maneiras distintas, conforme suas tradições e crenças
O padre Roberto Bocalete, o pastor Ademar Siqueira e o líder espírita Waldenir Cuin conversaram com a reportagem do jornal A Cidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Católicos, evangélicos e espíritas vivenciam a Semana Santa de maneiras distintas, conforme suas tradições e crenças. A reportagem do jornal A Cidade conversou com lideranças das três denominações, que explicaram como cada uma lida com essa época.
Para os católicos, o período é e solene de reflexão sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, marcado por rituais como a Missa de Ramos, a Via-Sacra, a Celebração da Paixão na Sexta-feira Santa e a Vigília Pascal. Já os evangélicos também celebram a ressurreição de Cristo, dando ênfase ao significado espiritual da salvação, mas costumam ter cultos mais simples e sem os ritos tradicionais do catolicismo. Por outro lado, os espíritas não seguem rituais litúrgicos, mas veem a Páscoa como uma oportunidade para refletir sobre a renovação interior, o aperfeiçoamento moral e a vida após a morte, conceitos centrais à doutrina espírita.
O padre Roberto Bocalete, da Paróquia Santa Luzia, explicou que para os cristãos católicos, a Semana Santa “é a maior de todas as semanas”. “É nela que celebramos os grandes mistérios da nossa fé. Começamos com o Domingo de Ramos, com a entrada solene de Jesus em Jerusalém e depois vamos celebrar, fazer memória, dos seus últimos dias, desde a instituição da eucaristia, do sacerdócio ministerial, o lava pés, o ensinamento do mandamento do amor, a sua condenação, morte de cruz e, por fim, a sua ressureição”, contou.
Waldenir Cuin, presidente da Associação Beneficente Irmão Mariano Dias, esclareceu que, na doutrina espírita, não existe o hábito de comemorar datas, embora respeite as religiões que celebram. “No espiritismo, nós procuramos conceituar e vivenciar, tanto na explicação quanto na prática, os ensinamentos de Jesus Cristo. Para isso, nós temos todos os dias da nossa vida; nós não definimos uma data para reverenciar essa ou aquela situação”, comentou.
Ademar Siqueira, pastor-presidente da Novo Tempo Church de Votuporanga e presidente do Conselho de Pastores de Votuporanga, observa que, para os evangélicos, esse período é de importante reflexão sobre tudo o que aconteceu com Jesus Cristo. “Cada segmento, seja denominado evangélico, protestante ou pentecostal, celebra de acordo com sua tradição e doutrina. Nós valorizamos, sim, a Semana Santa, porém não adotamos o mesmo rigor de outras religiões, mas temos momentos de reflexão sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a instituição da Ceia do Senhor, o sofrimento, a morte e a ressureição de Jesus Cristo”, falou.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/lideres-religiosos-de-votuporanga-explicam-como-cada-denominacao-celebra-a-semana-santa-n83684
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco