Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/07/grupo-de-votuporanga-adere-a-ato-nacional-em-favor-do-voto-impresso-n68450 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Grupo de Votuporanga adere a ato nacional em favor do voto impresso
O grupo Direita Votuporanga aderiu ao ato, que será realizado neste domingo (1) em todo Brasil
O grupo Direita Votuporanga aderiu ao ato que será realizado neste domingo (1) em todo Brasil em favor da PEC do voto impresso auditável. No município a concentração para manifestação está programada para as 16h, na Praça São Bento, onde também haverá adesivaço de veículos.
A coordenação do movimento defende que o voto impresso preserva o sigilo da votação e adequa o sistema eleitoral brasileiro à ordem jurídica e constitucional, respeitando os princípios constitucionais que regem a administração pública, dentre os quais a publicidade.
“O voto auditável, vai muito além da simples conferência dos votos de papel, é uma questão legal. Somente o exercício do voto é secreto e isso visa garantir a liberdade de escolha de cada cidadão. O processo eleitoral é feito de etapas e o ato seguinte ao voto. Ou seja, a contagem é um ato administrativo que se condiciona a vários princípios, entre eles a publicidade não submeter o voto a esse princípio aí teríamos a nulidade de toda a apuração”, disse João Honório, um dos organizadores do ato.
Ainda segundo João, as urnas eletrônicas são ultrapassadas e vulneráveis, por isso a necessidade de um sistema auditável. Ele ainda afirmou que o voto impresso não é um retrocesso, como alguns tem apontado, mas sim um avanço.
“Esperamos a maior quantidade de pessoas possível. Vamos estar concentrados na Praça São Bento, na rua Pernambuco, vamos estar adesivando carros e conversando com as pessoas explicando a questão do voto impresso auditável. Não queremos ficar reféns somente dos softwares das urnas, queremos ter uma garantia. Porque as pessoas leigas não têm capacidade para estar assimilando a contagem dos votos. Então nós queremos sim a transparência do voto para ter uma maior segurança no sistema eleitoral”, completou.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/07/grupo-de-votuporanga-adere-a-ato-nacional-em-favor-do-voto-impresso-n68450
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco