Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/poda-drastica-saev-alerta-sobre-pratica-considerada-crime-ambiental-em-votuporanga-n68507 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Poda drástica: Saev alerta sobre prática considerada crime ambiental em Votuporanga
No município, é considerado poda drástica quando o total retirado da copa ultrapassa 30%
A Lei Complementar do Município nº 223, de 21 de dezembro de 2012, estabelece ainda que essa técnica pode danificar ou causar a morte da planta (Imagem: Saev Ambiental)
A Saev Ambiental alerta a população sobre a poda excessiva ou drástica das árvores em área urbana. A prática da poda drástica é crime ambiental, que infringe o artigo 49 da Lei Federal n° 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais): “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia”.
A Lei Complementar do Município nº 223, de 21 de dezembro de 2012, estabelece ainda que essa técnica pode danificar seriamente ou causar a morte da planta e determina os procedimentos corretos para a poda de árvores em Votuporanga. “É considerado poda drástica quando o total retirado (suprimido) da copa da árvore ultrapassa 30%, sem os critérios técnicos previamente definidos por profissional competente”, diz o texto da lei.
Como fazer
O superintendente da Saev Ambiental, Antônio Alberto Casali, explica que a copa da árvore deve ser preservada de acordo com sua própria estrutura.
“Para manter uma árvore saudável, é importante que o tronco e a copa sejam preservados conforme a natureza da espécie. O que é feito na tentativa de melhorar a saúde ou a beleza da árvore por meio da poda drástica, é na verdade, um dano que se agrava com o passar do tempo. Converse sempre com o seu podador ou tire as suas dúvidas junto à Saev”, explicou.
Consequências
Perda de reservas energéticas do vegetal, perda do equilíbrio estético, apodrecimento do lenho, morte do vegetal, dano, lesão e maltrato da planta estão entre as consequências da poda drástica.
Esta mudança brusca na condição da planta causa um desequilíbrio entre a superfície da copa (folhas com capacidade de fotossíntese e gemas dos ramos) e a superfície de absorção de água e nutrientes (raízes finas).
Para a remoção de uma árvore é necessária a autorização da Saev Ambiental. Para tanto, o morador deve comparecer até a sede administrativa da Autarquia, que fica na rua Pernambuco, nº 4313, no Patrimônio Novo.
Casos de denúncias de poda irregular podem ser feitos à Saev Ambiental pelo 0800-770-1950. A ligação é gratuita.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/poda-drastica-saev-alerta-sobre-pratica-considerada-crime-ambiental-em-votuporanga-n68507
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco