Nos Estados Unidos e no Canadá, o filme lidera as bilheterias pela segunda semana consecutiva e não deve ser diferente no Brasil
“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” marca a estreia do primeiro super-herói asiático no Universo Cinematográfico da Marvel (Imagens: Divulgação)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
O novo filme da Marvel, “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, chega ao Novo Cine Votuporanga nesta quinta-feira (16). O filme marca a estreia do primeiro super-herói asiático no UCM (Universo Cinematográfico da Marvel).
O Novo Cine Votuporanga organizou oito sessões do novo filme na sua programação. São elas: quinta-feira (19h15 e 21h45), sexta-feira (19h15 e 21h45), sábado (19h30 e 22h) e domingo (19h30 e 22h). Dessas, apenas a sessão das 22h do domingo (19) exibirá o filme legendado.
Os ingressos são vendidos na bilheteria (que abre uma hora antes da primeira sessão do dia e fica aberta até as 22h45) e na internet.
História
No filme, o espectador acompanha a história de Shang-Chi (Simu Liu), um jovem chinês que foi criado por seu pai em reclusão para que pudesse focar totalmente em ser um mestre de artes marciais.
Entretanto, quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo pela primeira vez, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar e traçar o seu próprio caminho.
Bilheteria
Para este lançamento, a Marvel adotou uma estratégia diferente, dando exclusividade para a estreia nas salas de cinema, sem liberar o filme na plataforma de streaming Disney+. E a nova estratégia deu retorno, já que o filme arrecadou mais de U$ 257 milhões acumulados na bilheteria mundial, segundo a ComScore.
Nos Estados Unidos e no Canadá, o filme lidera as bilheterias pela segunda semana consecutiva. Apesar do público brasileiro estar dividido sobre a volta aos cinemas, a adesão inicial no país foi boa.
Por conta do sucesso, a Disney anunciou que todos os seus filmes de 2021 serão lançados exclusivamente nos cinemas e serão liberados após 45 dias no streaming, via Premier Access. A estratégia já vale para o lançamento de “Eternos”, agendado para novembro.
Polêmica
Tanto o filme sobre Shang-Chi quanto “Eternos” não devem ser lançados nos cinemas chineses. Isso porque a situação da Marvel com a China foi agravada por comentários de anos atrás do ator Simu Liu e da diretora Chloe Zhao, que ressurgiram recentemente na mídia.
Os comentários do ator, em que ele contou a história dos pais (que imigraram da China para o Canadá), foram críticos ao país asiático. Já os comentários, também críticos, de Chole fizeram com que seu filme “Nomadland” fosse banido do país.
O ator disse, em 2017, que seus pais o haviam ensinado, enquanto crescia, que a China era um “país do terceiro mundo”, onde as pessoas morriam de fome. Em 2013, Chloe disse que a China é “um lugar onde há mentiras por toda parte”.