As inscrições para 200 vagas na Etec “Frei Arnaldo Maria de Itaporanga” abriram nesta semana e vão até 30 de novembro
As inscrições para 200 vagas na Etec ‘Frei Arnaldo Maria de Itaporanga’, de Votuporanga, vão até 30 de novembro (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
As inscrições para 200 vagas na Etec “Frei Arnaldo Maria de Itaporanga”, a Etec de Votuporanga, abriram nesta semana e vão até 30 de novembro.
As vagas são para o Ensino Médio com habilitações profissionais (em que os alunos fazem o Ensino Médio junto ao curso técnico), cursos técnicos presenciais e cursos técnicos on-line. Os cursos técnicos “avulsos” são voltados para quem já concluiu o Ensino Médio ou cursa em outra instituição.
No caso do Ensino Médio integrado ao técnico e os cursos técnicos presenciais, são 40 vagas por curso. Já os cursos on-line possuem vagas ilimitadas. Os cursos estão distribuídos entre os núcleos urbano e rural da Etec.
Os interessados devem se inscrever no “vestibulinho”
pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 19.
‘Vestibulinho’
Diferentemente dos anos anteriores, em que os candidatos realizavam uma prova e os melhores colocados ingressavam nas escolas técnicas, a classificação dos candidatos será feita por análise do histórico escolar, sem a realização de exames, devido à pandemia.
A modalidade de ranqueamento foi uma saída encontrada pelo Centro Paula Souza para realizar o processo seletivo a distância. O próprio aluno será o responsável por inserir as notas do currículo escolar na inscrição para o curso da Etec escolhida. Os estudantes de escolas que utilizavam conceitos não-numéricos, como avaliações A, B, C e D, vão precisar seguir uma tabela de equivalência. Alunos com conceito A, por exemplo, são classificados com nota dez ou 9, dependendo da avaliação.
A divulgação da classificação geral está prevista para acontecer em 10 de janeiro de 2022. Além do histórico escolar, todos os documentos necessários para a inscrição terão de ser enviados de forma on-line.
Cursos
O núcleo urbano tem vagas para os seguintes cursos: Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico Em Administração (40 vagas – manhã e tarde); Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico Em Informática para Internet (40 vagas – manhã e tarde); Gestão de Projetos (on-line); Guia de Turismo (on-line); Recursos Humanos (40 vagas – noite); Transações Imobiliárias (on-line).
Já o núcleo rural oferece os cursos: Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico Em Agronegócio (manhã e tarde – 40 vagas); e Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico Em Agropecuária (manhã e tarde – 40 vagas).
Região
No noroeste paulista, são 3,6 mil vagas de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos para estudantes do Ensino Médio e adultos. São cursos de administração, contabilidade, enfermagem, informática, entre outros, que serão oferecidos em 11 Etecs da região e duas escolas que funcionarão como extensão.
Em Rio Preto, por exemplo, são 830 vagas para 11 diferentes qualificações profissionais na Etec Philadelpho Gouvêa Netto. Já para o Ensino Médio, são 360 vagas, com habilitações profissional em técnico em administração, edificações, mecatrônica, eletrônica, desenvolvimento de sistemas e em prótese dentária.
As inscrições para os cursos também estão abertas para vagas nas escolas técnicas de Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Mirassol, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Olímpia e Santa Fé do Sul. Em Estrela d’Oeste e Nova Granada, as aulas acontecem em escolas da cidade, mas como projetos de extensão das escolas técnicas.