O curso, ministrado pelo professor Vinícius Guiraldelli Barbosa, vai explorar a oratória aplicada à apresentação de artigos por meios digitais
Objetivo principal do curso oferecido pela FUTURA é preparar os alunos para apresentarem seus TCCs de maneira remota (Imagem: Divulgação)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
As apresentações e bancas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) já estão agendadas na Faculdade FUTURA – Grupo Educacional FAVENI. Por conta dos protocolos sanitários da Covid-19, tudo será realizado de maneira remota. E, naturalmente, algumas pessoas têm dificuldades para lidar com apresentações dessa natureza e as ferramentas tecnológicas para realizá-las.
Pensando nisso, a FUTURA vai realizar um curso de extensão voltado para a oratória aplicada à apresentação de artigos por meios digitais. O valor do curso todo – que também é aberto a qualquer pessoa interessada - é R$ 70 e as inscrições vão até esta sexta-feira (15). Serão duas aulas, realizadas nos dias 16 e 23 de outubro, das 13h às 16h, por meio da plataforma Meet, do Google.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone (17) 3405-1212 ou pelo WhatsApp (17) 99645-5803.
O jornal
A Cidade conversou com o professor Vinícus Guiraldelli Barbosa, que vai ministrar as aulas. Ele falou sobre os objetivos do curso e o conteúdo que será ensinado.
O curso
De acordo com o professor, a finalidade principal do curso é preparar os alunos para a apresentação do TCC, que, na Faculdade FUTURA, são produzidos em formato de artigo científico.
“O objetivo principal desse curso é preparar melhor o aluno; trabalhar a questão da ansiedade; demonstrar para ele o que é uma banca, que analisa a apresentação, o conteúdo e a escrita desse trabalho; e dar dicas de iluminação, como se portar na frente da gravação, o que dizer, o que não dizer, o enquadramento da câmera e a criação dos slides a serem apresentados no dia”, explicou o professor Barbosa.
A ideia do curso, portanto, é ajudar aqueles que têm dificuldades tanto em apresentar trabalhos quanto com tecnologia de maneira geral. “Alguns alunos têm uma escrita fenomenal, mas chega na hora da apresentação eles travam. Algumas pessoas, por natureza, têm uma certa dificuldade com tecnologia. Então, elas veem esse momento como um martírio. Nosso papel nesse curso é tranquilizar esses alunos para que eles se saiam bem no dia da apresentação”, disse o professor.
No final do curso, os alunos farão uma atividade extraclasse, em que vão gravar um vídeo apresentando seus TCCs como se fosse no “dia D”. Depois, o professor vai gravar um vídeo sobre cada apresentação, dando feedback e dicas sobre como melhorá-las.