Empresa de call center que assumiu o espaço da Vikstar dispensou vários colaboradores da cidade no final do ano
Demissão em massa de outra empresa de call center derrubou o saldo de empregos criados em Votuporanga no mês de dezembro (Foto: A Cidade)
Da redação
Depois cinco meses consecutivos de uma retomada acelerada, Votuporanga voltou a registrar saldo negativo na geração de empregos, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. A queda no desempenho está associada à demissão em massa na Latech S.A., empresa de call center que se instalou no mesmo espaço antes ocupado pela Vikstar, nas futuras instalações do North Shopping.
De acordo com os dados do Caged, todos os setores da economia demitiram mais do que contrataram no mês de dezembro, porém, o setor de serviços, onde se enquadra a contact center, foi o que apresentou o pior desempenho. Apenas 222 votuporanguenses tiveram a carteira assinada para a área, enquanto 510 tiveram que dar baixa no documento, gerando um saldo negativo de 288 pessoas a mais na lista de desempregados.
A Latech tinha como principais clientes a Tim (operadora de telefonia) e a Agibank (instituição financeira de Porto Alegre). Equipes que atuavam para o banco foram desmobilizadas primeiro e depois, na véspera de Natal, os operadores que faziam a venda de planos para a Tim também foram demitidos.
Além das demissões no setor de serviços, na construção civil também houve aumento no desemprego. Apenas 52 pessoas foram contratadas, enquanto 76 foram dispensadas, ou seja, 24 pessoas demitidas a mais. Indústria e comércio também tiveram resultados negativos, com menos seis e três vagas respectivamente, chegando ao total de 321 postos de trabalho fechados em Votuporanga.
“O mês de dezembro, na verdade, foi ruim para o país inteiro. A inflação e o aumento nos casos de Covid levaram a uma onda negativa que está sendo sentida por todas as cidades”, disse o secretário de Desenvolvimento de Votuporanga, Rodrigo Beleza.
Apesar do saldo negativo no mês de dezembro, o bom desempenho nos demais meses do ano garantiu a Votuporanga o total de 356 novas oportunidades de trabalho criadas, sendo uma das poucas cidades da região a fechar 2021 com um saldo positivo de empregos.