Anúncio foi feito em entrevista à Cidade FM, com a presença do prefeito Jorge Seba e do provedor do hospital, Roberto de Biazi
Carlão Pignatari comandou a retomada dos trabalhos na Alesp; Seba e o provedor da Santa Casa, Carlos de Biazi, agradeceram ao deputado (Fotos: Assessoria e A Cidade)
Da redação
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), anunciou na terça-feira (1º), em entrevista exclusiva à
Cidade FM, a conquista de cinco novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19, para a Santa Casa de Votuporanga. O anúncio foi feito de maneira remota pelo parlamentar, enquanto o prefeito Jorge Seba (PSDB) e o provedor do hospital, Carlos Roberto de Biazi, estiveram ao vivo nos estúdios da emissora.
As vagas já estarão disponíveis para atender pacientes do SUS, em estado grave da doença, a partir de hoje. Até então, pessoas nessas condições eram transferidas para instituições de referência no tratamento Covid-19 da região, por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde).
“Recebi uma ligação do Cabo Valter [vice-prefeito], dizendo que tinha dois pacientes sendo transferidos para Rio Preto, isso não é possível, o atendimento tem que ser em Votuporanga. Temos que ter atendimento e acolhimento ao paciente próximo da casa dele. Não podemos deixar as pessoas esperando vagas. O Estado é parceiro, faz os investimentos necessários, e nós precisamos garantir que o sofrimento e o desconforto tanto do paciente, quanto da família, sejam minimizados”, disse o parlamentar.
Com a ajuda do deputado, a Santa Casa de Votuporanga passa a contar com cinco leitos UTI Covid-19 próprios, destinados à assistência SUS, além dos 12 leitos de Enfermaria, dos quais dez são para SUS e dois para atendimentos de convênios e particulares.
“O credenciamento desses leitos deu-se, exclusivamente, pela participação efetiva do deputado Carlão Pignatari e também do prefeito Jorge Seba. Sem a interferência direta deles, junto aos órgãos estatais, não teríamos a oportunidade de fazer esse credenciamento e possibilitar que, pacientes aqui da nossa cidade, que tenham um quadro agravado pudessem permanecer na Santa Casa. Essa participação do Carlão efetiva não ocorreu só no momento da crise, mas também em todo custeio. Recentemente recebemos através de uma iniciativa do deputado Carlão, o implemento do parque tecnológico, vamos receber camas, refletores, luminárias, equipamentos que são necessários para a atualização do hospital”, completou o provedor da Santa Casa, Carlos Roberto de Biazi.
O prefeito Jorge Seba, por sua vez, enalteceu o trabalho rápido no credenciamento dos leitos, que garantirá atendimento humanizado à população da cidade e da região.
“Essa solicitação que o Carlão fez perante o governo, partiu de um telefonema ao doutor Roberto Biazi, no meu gabinete e ele me pediu para que estivéssemos juntos nisso. Esse é um pleito que Votuporanga faz, que a Santa Casa necessita e as instancias são essas, nós não tínhamos o que fazer, então o Carlão com o contato que tem conseguiu habilitar e credenciar esses leitos. Isso dá uma amostra muito grande da agilidade e de como o órgão público está presente”, concluiu Seba.
De acordo com o presidente da Alesp, o Governo de São Paulo ativou 700 novos leitos para apoiar municípios no enfrentamento da pandemia, visando a salvar vidas e assegurar atendimento igualitário à população.
Reivindicação
A abertura de novos leitos na Santa Casa de Votuporanga para o atendimento de pacientes com Covid-19 em estado grave, também atende a uma reivindicação do vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB). Ele solicitou as novas vagas por meio de um ofício enviado ao prefeito Jorge Seba (PSDB).
No documento, Jura alertou que, além da Covid 19, tem também o surgimento e expansão rápida das gripes com muitas variantes, provocando colapso no sistema de saúde do município.
Diante deste quadro, o vereador pediu o apoio do prefeito para que intercedesse junto ao deputado estadual Carlão Pignatari, através do Governo do Estado, o que de fato ocorreu e culminou na abertura dos novos leitos.