Cidade
Vereador apresenta projeto para a ‘proteção de abelhas silvestres’ de Votuporanga
A proposta, de autoria do vereador Chandelly Protetor (Podemos), conhecido defensor da causa animal visa “resgatar as abelhas que estejam em risco ou alojadas em locais inadequados”
publicado em 31/05/2023
Chandelly Protetor protocolou um projeto que busca a proteção de abelhas silvestres de Votuporanga na Câmara Municipal (Foto: Assessoria)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Um projeto de lei que propõe a proteção das abelhas silvestres do município acaba de entrar em tramitação na Câmara Municipal de Votuporanga. A proposta, de autoria do vereador Chandelly Protetor (Podemos), conhecido defensor da causa animal, visa “resgatar as abelhas que estejam em risco ou alojadas em locais inadequados” e não as exterminar, como ocorre comumente.
O projeto foi apresentado na sessão ordinária de anteontem e, de acordo com o regimento interno da Câmara, passará por um processo de tramitação que envolverá reuniões de comissões antes de chegar ao plenário. Segundo Chandelly, as abelhas são responsáveis por transportar o pólen necessário para a reprodução de diversas plantas, incluindo aquelas que servem de alimento para seres humanos, pássaros e outros animais.
“A preocupação com o declínio das populações de abelhas é crescente em todo o mundo, o que levou governos e organizações a investigar sistematicamente o problema e suas causas e elaborar leis que as protejam. Se faz nítido a importância da preservação, cuidando do resgate e manejo adequado das abelhas de nossa cidade que estejam em risco ou instaladas em locais inadequados”, justifica o vereador.
De acordo com o texto do projeto de lei, as abelhas alojadas em locais inadequados devem ser resgatadas e seu manejo promovido pelos órgãos competentes do município, podendo ser destinadas a apicultores, meliponicultores, instituições de pesquisa, ensino, extensão rural ou organizações não governamentais, mediante acionamento por qualquer munícipe. Além disso, empreendimentos que possuam colônias de abelhas alojadas em cavidades de árvores, muros, pedras e solo poderão ser alvo de intervenção para o resgate dessas colônias.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/05/vereador-apresenta-projeto-para-a-protecao-de-abelhas-silvestres-de-votuporanga-n75909