Cidade

Santa Casa de Votuporanga participa do Mutirão de Cirurgias Cardíacas

Hospital votuporanguense foi habilitado pelo Governo do Estado para integrar a iniciativa que busca zerar a fila de espera em SP
publicado em 01/09/2023
A Santa Casa de Votuporanga foi habilitada pelo Governo do Estado para participar do Mutirão de Cirurgias Cardíacas (Foto: Santa Casa)

A Santa Casa de Votuporanga foi habilitada pelo Governo do Estado para participar do Mutirão de Cirurgias Cardíacas (Foto: Santa Casa)

Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br

A Santa Casa de Votuporanga irá participar do Mutirão de Cirurgias Cardíacas, promovido pelo Governo do Estado, por meio da secretaria estadual da Saúde. A informação foi confirmada por meio de uma publicação no Diário Oficial do Estado, que habilitou o hospital votuporanguense e mais três instituições de saúde da região para a iniciativa.

O Mutirão foi anunciado em julho pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e pelo secretário Eleuses Paiva, durante evento no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, na capital. A ação visa ampliar a oferta de atendimentos ambulatoriais e hospitalares como parte do Plano de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas de São Paulo.

“Hoje é uma vitória a gente estar começando este mutirão cardiológico e estou muito feliz por estar aqui no Instituto Dante Pazzanese iniciando um trabalho que vai salvar vidas e fazer a diferença para tanta gente. Vamos começar a atacar essas cirurgias cardíacas e problemas congênitos aumentando a capacidade da rede pública e contratar mais cirurgias na rede privada”, afirmou o governador ao lançar o programa.

A secretaria estadual da Saúde vai destinar R$ 150 milhões para viabilizar a iniciativa, que beneficiará os 3 mil pacientes que aguardam por esses procedimentos. Os pacientes elegíveis são os que necessitam de cirurgia de substituição de válvula cardíaca, os com condições congênitas pediátricas, os congênitos adultos e os que necessitam de procedimento para a revascularização do miocárdio, ou seja, os que têm o maior risco de morte.

De acordo com a Santa Casa de Votuporanga, a ação deve começar assim que o Estado assinar e publicar o convênio, provavelmente em setembro. “A Instituição realiza 14 cirurgias cardíaca por mês e, com o mutirão, ampliará mais quatro no mês. Entre os tipos de procedimentos a serem executados no Hospital estão a Revascularização e Valvuloplastias”, explicou a instituição.

Serão beneficiados pacientes da região que estão na fila esperando as cirurgias e que estão aptos para o procedimento. Além da Santa Casa de Votuporanga, na região foram credenciados a Funfarme (Hospital de Base e Hospital da Criança), a Beneficência Portuguesa e a Santa Casa de Barretos.
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando