Cidade

Novos protocolos reduzem em 25% o risco de infecção hospitalar na Santa Casa de Votuporanga

Os novos índices da instituição são menores do que em grandes hospitais do Brasil e até mesmo do que recomendado pelo Ministério da Saúde
publicado em 21/10/2023
Novos protocolos de limpeza adotados pela Santa Casa de Votuporanga reduziram em mais de 25% o risco de infecção hospitalar (Foto: Santa Casa)

Novos protocolos de limpeza adotados pela Santa Casa de Votuporanga reduziram em mais de 25% o risco de infecção hospitalar (Foto: Santa Casa)

Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br

Com implantação de novos protocolos de limpeza, compra de equipamentos e treinamento de equipe, a Santa Casa de Votuporanga conseguiu reduzir em mais de 25% o risco de infecção hospitalar. Os novos índices da instituição são menores do que em grandes hospitais do Brasil e até mesmo do que recomendado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a diretoria da Santa Casa, a redução foi possível graças a busca por melhorias de processos para aumentar a efetividade da limpeza e a produtividade dos profissionais, além de uma parceria com a RL Higiene. Foram adquiridos kits de ferramentas com carrinhos, que garantem praticidade, qualidade, segurança para colaboradores e pacientes.

Em seis meses, o índice reduziu em 25%. Quando se trata de infecção relacionada à assistência à saúde por bactérias multirresistentes, a diminuição foi de 65%. Um marco na assistência.

“É uma iniciativa bem completa, atuando em diversas frentes. Intensificamos a limpeza e a desinfeção de superfície pela equipe multidisciplinar e da limpeza, com a concretização do cumprimento do protocolo de limpeza concorrente e de terminal, com supervisão e validação para liberação de leito”, destacou Regina Silvia Chaves de Lima, médica infectologista.

O Hospital também fez a troca de metodologia e saneante, além de aumentar a oferta de produtos de higiene para as mãos. “Essa nova tecnologia diminui ainda mais o risco de transmissão cruzada, elevando a segurança do paciente e dos profissionais”, disse Milena Basso Bolpato de Morais, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Daiane Nazzi, enfermeira coordenadora de Facilities da Santa Casa, ressaltou as conquistas, entre elas preservação do patrimônio, redução do tempo de limpeza terminal e desperdício de água. O bem-estar dos colaboradores da limpeza também foi destaque. “Notamos o engajamento das equipes, com maior produtividade e queda em 38% no absenteísmo e 25% de atestados”, frisou.

“Eu achei uma inovação. São equipamentos novos, uma maneira inédita para dar higiene para os pacientes”, falou a auxiliar de limpeza Simone Aparecida Menezes.

Além disso, a Instituição alcançou 98% de aprovação dos cliente e pacientes em pesquisa de Ouvidoria sobre as instalações. “É uma soma de fatores que culminaram em um novo protocolo e novos recordes. Agradecemos o envolvimento de todos, que fez a diferença em nossa assistência e garantiu tratamento melhor para milhares de pacientes. Estamos cada vez mais preparados para receber e atender o SUS e novos clientes da saúde complementar - convênios e particulares”, finalizou Daiane.
 
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando