Cidade

Onda de calor dá lugar a alerta de tempestades em Votuporanga e todo o Estado de São Paulo 

Até os atiradores do Tiro de Guerra local foram colocados em prontidão para atuarem em conjunto com a Defesa Civil em caso de desastres
publicado em 17/11/2023
 Onda de calor pode dar lugar a novas tempestades em Votuporanga e até o Tiro de Guerra foi colocado em prontidão em caso de desastres (Foto: A Cidade)

Onda de calor pode dar lugar a novas tempestades em Votuporanga e até o Tiro de Guerra foi colocado em prontidão em caso de desastres (Foto: A Cidade)

Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br

A forte onda de calor que atinge Votuporanga e região já há vários dias pode dar lugar a temporais neste final de semana prolongado. O alerta foi feito pela Defesa Civil do Estado, com base na previsão de chuva forte, com raios granizo e rajadas de vento que podem chegar a até 100km por hora, entre hoje e domingo (19).

De acordo com a Defesa Civil estadual, o alerta se dá em razão da soma do calor com a umidade proveniente do Amazônia e a passagem de uma frente fria. Isso irá criar condições para pancadas de chuva forte em todo o Estado, sendo que para a região Noroeste Paulista são esperados acumulados de até 80mm de chuva.

Esse prognóstico, detectado pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), fez com que a Defesa Civil de Votuporanga colocasse todas as suas equipes de prontidão e, além disso, solicitasse o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra local, que foram colocados de sobreaviso para atuarem em casos de desastres, seja no apoio a possíveis vítimas ou na desobstrução de vias.

“O cenário previsto é realmente preocupante. Todos estão de sobreaviso e solicitamos esse apoio do Tiro de Guerra, que atendeu o nosso chamado e já deixou todos os atiradores de prontidão. Felizmente, pelo o que observamos nos nossos radares, parece que a chuva está se dissipando um pouco, pois antes estava muito mais concentrada, mas de toda a forma é importante que todos sigam as orientações”, disse o coordenador da Defesa Civil de Votuporanga Ademilson Alves Fernandes, o Branco.

As recomendações mencionadas por Branco são: jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão as pessoas devem procurar um local coberto e evitarem permanecer parados embaixo de árvores.

Como há previsão de rajadas de vento é fundamental adotar alguns cuidados. É recomendado evitar estacionar veículos próximos às árvores e profissionais que trabalham ao ar livre e em altura precisam redobrar os cuidados com a segurança.

Quem estiver pensando em ir para a praia neste feriado prolongado também é bom rever os planos. Nas áreas litorâneas, devido a essas rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, logo, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Além disso, recomenda-se cuidado com embarcações e evitem adentrar em alto mar. A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitados.
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando